quinta-feira, 20 de março de 2008

ÊXODO - PAG.58

mais no crente tem de viver como Cristo, brilhar em suas virtudes e exercer sua autoridade neste mundo (1 Pe 2.5-10). A unção confirmava a bênção e a eleição de Deus sobre um sacerdote, um profeta ou um rei. No Novo Testamento, o próprio Espírito Santo é a unção (At 10.38). O sentido original de consagrar era encher a mão com ofertas, e isto o crente faz oferecendo seu próprio ser em adoração e em serviço (Rm 12.11). O próprio Cristo santificou-se para se tornar Sublime Oferta (Jo 17.19); muito mais devem Seus seguidores se santificar, para servi-lo até ao fim da vida.


Texto áureo: Andemos honestamente, como de dia... revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências. (Rm 13: 13-14).

Leia Êxodo 29: 1-18.

Visto isoladamente, Arão representa Jesus; como tal, ele é ungido à parte, e não era necessário sangue (v7). Em companhia de seus filhos, vemos Cristo ali com os Seus. Em virtude de seu relacionamento com Jesus, o grande Sumo Sacerdote no céu, os crentes estão unidos a Cristo na oferta de sacrifícios de louvor a Deus. Porém, antes de estarem em posição de exercer seu ofício. Arão e seus filhos tinham de preencher alguns requisitos. Foram preparados sacrifícios para eles. Eles tinham de se aproximar da porta do tabernáculo e ser lavados com água (observe que eles mesmos não podiam fazer essas coisas). Então recebiam novas vestes, descritas no capítulo 28. Moralmente, as mesmas coisas são essências antes de qualquer serviço cristão. Primeiro é necessário chegar a Deus com o “mais excelente sacrifícioque expia nossos pecados. Então é necessária a “lavagem de água”, uma atribuição da Palavra de Deus (Hebreus 10:22; Tito 3:5). Por último, é preciso que as nossas vestes limpas se unam com o nosso corpo purificado. Zacarias 3:3-5 nos mostra um sacerdote, Josué, a quem o Senhor veste, trocando suasvestes sujas” por trajes adequados. A nossa conduta exterior deve ser pura, correspondendo assim à purificação inferior de nossa consciência. É mediante o ato de nos revestirmos do senhor Jesus Cristo que poderemos fazer isso (Roma13.14).

COMENTÁRIOS

29.1 A dedicação dos sacerdotes se simbolizava quando chagavam à hora solene com o escol do rebanho (1), com os melhores produtos do campo (2) e com os corpos purificados pela água (4) vestidos com roupas de serviço, de oração e de pureza (5) e ungidos pelas bênçãos divinas. Oferecer o melhor que temos, batizados em Cristo, prontos a servir, a ora, a avançar em santificação, sendo vasos de bênçãos que provêm do amor de Cristo, assim temos de servir até o dia de hoje.

29.11 Imolarás. quem aceita o sacrifício pelos seus pecados pode trilhar o caminho da religião. Cristo é este sacrifício.


Texto áureo: Porque quem sou eu, e quem é o meu povo, que tivéssemos poder para tão voluntariamente dar semelhante coisa? Porque tudo vem de ti, e da tua mão to

58

Nenhum comentário: