sexta-feira, 21 de março de 2008

ÊXODO - PAG. 6

carne pecaminosa, parta a nossa justificação. Como Moisés fez o povo olhar para uma serpente de bronze, na para que se curassem da mordida das serpentes do deserto (Nm 21.4-9), assim nós temos de olhar para Cristo, a fim de obtermos a salvação (Jo 3.14-15). O ser humano carnal foge desta doutrina, assim como Moisés fugiu antes de ser realmente obediente, consagrado e ungido.

4.6 Leprosa. A lepra é a doença que na bíblia se usa freqüentemente como símbolo da podridão do pecado; os povos orientais a reconheciam como um castigo provindo de Deus.

4.8 Talvez. Não é que Deus não sabia de todas as coisas e, portanto diz “talvez”, é que para o próprio bem do homem, Ele está oferecendo uma oportunidade graciosa para o povo crer.

4.10 Nem depois que falaste. Moisés quer culpar a Deus por sua falta de dons, em vez de aceitar sua vocação e avançar com uma atitude vitoriosa. Cada crente deve confiar que Deus lhe dará tudo o que é necessário (Rm 8. 32).

4.11 toda condição humana está dentro do alcance dos planos de Deus, não se tratando de circunstâncias fortuitas. Moisés tem de aprender que o Todo-Poderoso acompanha sua missão.

4.13 Menos a mim. A rebelião aberta, quando as desculpas já se esgotaram. Contrasta com a atitude de Isaías (Is 6.8).

4.16 Boca. Nisto compreendemos a função do profeta – é falar as palavras de Deus ao povo, sem interpretação ou acréscimo próprio (cf 2ª Pe 1.20).

4.17 Este bordão. Deus não precisa de nenhum objeto físico para fazer suas maravilhas, mas deseja que Moisés use o bordão do pastor para fazer as vezes de cetro real, de espada e de vara mágica. Moises havia de ser pastor do povo de Deus, Sl 77.20.

Texto áureo: E Arão falou todas as palavras que o Senhor falara a Moisés e fez os sinais perante os olhos do povo. E o povo creu; e ouviram que o Senhor visitar aos filhos de Israel e que via a sua aflição; e inclinaram-se e adoraram...

(Êxodo 4:30-31).

Leia Êxodo 4:18-31)

No passado, Moisés havia partido sem o mandamento de Deus. Agora que o SENHOR o estava enviando, ele deu todas as desculpas possíveis para evitar o chamado: sua incapacidade (3: 11), sua ignorância (3:13) sua falta de autoridade (4:1), de eloqüência (4:10), de aptidão para o serviço, e a vontade de que outra pessoa fosse chamada em seu lugar (4:13), o fracasso em sua tentativa anterior (5:23) e a falta de compreensão demonstrada por seus irmãos (6:12). Quantas vezes nos não utilizamos essas mesmas razões para não obedecermos? Os versículos 24 a 28 nos lembram que, antes de partir para qualquer serviço público para Deus, o servo do Senhor tem de colocar primeiro sua própria casa em ordem. Até aquele momento, talvez por influência de sua esposa, Moisés ainda não havia circuncidado seu filho, símbolo da condenação da carne. Deus exigia isso (Gn 17.10), e quanto mais necessário e devido na casa de Seu povo. E esta é a questão que agora precisa ser decidida, sob pena de morte!

Os versículos 27 e 28 nos dão uma indicação quanto ao local onde os irmãos devem se encontrar uns com os outros: no monte de Deus – e qual deve ser a tema de su-

6

Nenhum comentário: