sexta-feira, 21 de março de 2008

ÊXODO - PAG. 18

Texto áureo: Depois, disse o Senhor a Moisés: Entra a Faraó, porque tenho agravado o seu coração e o coração de seus servos, para fazer estes meus sinais no meio deles.

(Êxodo 10: 1).

Leia êxodo 10: 1-10.

“Esta vez pequei”, admitiu o faraó (9:27)_. As será que era um arrepe4nmdime4nto verdadeiro? Não; assim que a saraiva acabou, ele continuou a pecar (9: 34), e deliberadamente endureceu o coração. Mas, desse momento em diante, é o Senhor que lhe endurece o coração (v.1). Quão sério é isso! Deus fala uma, duas (Jô: 33: 14) e até mais vezes. Porém quantas vezes o Senhor tem falado com você?

Agora temos os gafanhotos ameaçando a terra do Egito, já arruinada: José tinha salvado a terra: o Faraó a estava destruindo. Da mesma maneira, Satanás conduz o mundo ao seu derradeiro desastre.

Agora Moisés tinha uma nova escolha: somente os adultos poderiam ir ao deserto festejar ao senhor. As crianças teriam de permanecer no Egito. Essa é a maneira pela qual Satanás luta por manter seu poder através dos laços familiares e afeições naturais. Mas leia novamente a profunda e impressionante resposta de Moisés no versículo 9. Nenhum membro da família da fé, por menor que seja, permanecerá sob o poder do inimigo. Não pense, jovem amigo, que o cristianismo é só para seus pais. A família cristã é uma entidade e por essa razão você é convocado a seguir os seus costumes e às abstenções, mesmo que não entenda completamente por que eles são bons e necessários.

COMENTÁRIOS

10.1 DISSE O Senhor. O fiel servo de Deus recebe a orientação divina para cada transe da sua luta contra as forças do mal.

10.2 Para que contes. De fato, durante toda subseqüente história de Israel, o motivo básico para toda a vida religiosa do povo era esta história de como Deus tinha salvo e resgatado um povo particularmente Seu, que conhecia sua soberania. Saibas. O israelita não quis ter teorias vãs acerca de Deus, mas sim, uma verdadeira experiência religiosa de andar com Deus.

10.3 Humilhar-te. Quem não se humilha, Deus o humilhará completamente.

10.4 Gafanhotos. Esta oitava praga já é mais severa: mesmo as invasões normais no oriente formam nuvens de gafanhotos que devoram em poucas horas toda espécie de alimento em áreas de quilômetros quadrados. Mas esta invasão foi excepcional (6; cf. Joel 2.1-11).

10.7 Os oficiais. Assim como os magos já se retiraram da luta (9.11), agora são os oficiais que estão se rendendo à evidência, chegando a se opor abertamente à política louca de um rei totalitário.

10.8 Porem. A obediência a Deus dos não sinceramente convertidos contém sempre um “porém” significativo. Este, porém é a condenação dos ímpios, porque, na realidade, é rebeldia contra Deus, como se vê no v. 11, em que a restrição não foi aceita por Moisés. Nota-se que, pela primeira vez, discutiu-se sobre os termos da obediência, antes de chegar

18

Nenhum comentário: