quinta-feira, 20 de março de 2008

ÊXODO PAG. 72

gredo, pois Cristo sonda nossas mentes e corações (Ap 2.23), e quando alguém se converte a Ele, nãomais véu sobre seu entendimento espiritual (2Co 3.16).

34.35 Cobria de novo. Como o brilho se desvanecia entre as entrevistas com Deus, então o mesmo véu que escondeu o brilho intenso também servia para esconder a ausência do brilho, para não desanimar aos israelitas. (2Co 3.13).


Texto áureo: Tomai, do que vós tendes, uma oferta para o Senhor; cada um, cujo coração é voluntariamente disposto, a trará por oferta alçada ao Senhor

(Êxodo 35.5).

Leia Êxodo 35:1-19).

O tabernáculo está presente a ser construído. Nessa ocasião, os seus vários materiais são especificados e relacionados uma segunda vez, com para nos recordar de que saber é uma coisa, mas fazer é outra. Enquanto isso, antes que a obra comece, resta ainda o assunto do sábado (vv. 1-3), é necessário termos passado algum tempo na presença do Senhor, estamos “sentados” diante dEle, com a alma e o espírito em repouso, em total dependência. Foi aos pés de Jesus que Maria aprendeu a servir com inteligência (Lucas 10: 39). Ela também sabia qual era o momento exato para trazer seu ungüento (veja v.8) e ungir os pés do Mestre.

Observemos a variedade de coisas que os israelitas tinham de trazer, desde ouro a pedras preciosas até as estacas do tabernáculo e as suas cordas que serviriam como suporte para a construção (para sustentar a verdade). Nesta longa lista, cada um encontraria algo que pudesse oferecer. E você também, caro amigo que conhece o Senhor, pode contribuir para a edificação da Sua igreja. Um discreto serviço prestado, o alegre exercício da misericórdia (Romanos 12:8) e as orações diárias em favor do testemunho cristão estão ao alcance de todos e são agradáveis ao Senhor.

COMENTÁRIOS

35.2 quem nele trabalhar morrerá. É a morte espiritual do que põe as ambições desta vida no lugar das coisas de Deus, e ainda á símbolo da morte eterna dos que põem o próprio esforço humano no lugar do sacrifício de Cristo.

35.3 Não acederei fogo. Deus quer tirar até a tentação de fazer vários tipos de trabalho; o único fogo, aqui que queima no sábado, é o fogo dos altares do templo de Deus.

*N.Hom. 35.5 Voluntariamente. a oferta feita segundo o propósito do coração, com alegria e amor, agrada a Deus (1Co 9.7; 1Co 13.3). Este espírito de boa vontade é uma grande coluna do caráter (Sl 51.12). Se alguém estranha que o povo no deserto tinha tantas preciosidades para oferecer, terá de se lembrar que esse povo tiver um milagroso passado: os egípcios deram essas coisas aos israelitas, após presenciar os milagres que Deus fizera (Ex. 3.22; 12.35-36). Uma atitude de boa vontade deve acompanhar todas as coisas que oferecemos próprias virtudes, que dele provêm.

35.10 Os homens hábeis. Os materiais para fazer o Tabernáculo eram ofertas do povo (5-9), mas tinham sua origem na graça divina. Assim também a mão de obra é uma oferta do

72

Nenhum comentário: