quinta-feira, 20 de março de 2008

ÊXODO - PAG. 61

intimidade (Ap 21.1-8).

29.46 Saberão. Não somente a doutrina ensina Quem é Deus, mas também a experiência pessoal do que Ele fez por nós (os tirou), juntamente com a realidade da presença divina que o crente pode sentir (para habitar no meio deles) cf 1 Co 6.19,20; Jo 17.22,23.


Texto áureo: Para com Deus, nãoacepção de pessoas... (Romanos 2:1 1).

Leia Êxodo 30: 1-16.

Uma vez consumada a obra que permite ao sacerdote se aproximar, o caminho está livre para se considerar o segundo altar,revestido de ouro, no qual Arão e seus filhos deviam queimar incenso. O primeiro altar nos fala de Cristo e do valor de Seu sangue, o segundo novamente fala de Cristo e da eficácia de sua intercessão. O altar de ouro estava inseparavelmente ligado ao altar de bronze. Jesus foi primeiro o sacrifício, depois o Sacerdote. Tendo oferecido na cruz Seu sangue purificador, agora Se apresenta, vivo aos Seus, no santo lugar.

Nenhuma vítima era oferecida no altar de ouro: Cristo não terá nunca mais de sofrer e morrer. A obra tendo sido acabada, dali por diante Ele será o tema de nosso louvor no céu, a própria essência de adoração. Por meio dEle o crente se aproximas e oferece ao Pai o doce aroma de adoração e oração (Salmo 141:2). Porque a adoração é, acima de tudo, a apresentação a Deus das perfeições de Seu Filho amado.

Os versículos 11 e 16 tratam do dinheiro das expiações. Este era pago numa base estritamente pessoal. Era, ao mesmo tempo, a mesma quantia tanto para o rico como para o pobre. Deus não faz acepção entre pecadores (Romanos 2:11). Ele oferece a todos o mesmo meio de salvação. Uma salvação gratuita para nós, mas que custou muito a Ele que pagou o resgate em nosso lugar!

COMENTÉRIOS

30.1 Incenso. Esta fumaça perfumada é o símbolo bíblico da oração dos fiéis (Sl 141.2 e Ap 8.3-4). Este é o sacrifício mais puro, pois a verdadeira oração é o próprio eu se oferecendo em sacrifício integral, entrando em contato imediato com o coração de Deus (Sl 51.17).

30.6 Defronte do véu. No lado externo do véu que esconde o Santo dos Santos (que contém apenas a arca com o propiciatório) dos olhos dos próprios sacerdotes que serem no Santo Lugar.

30.9 Incenso estranho. Incenso não feito segundo a ordem divina (30.34-38) e não oferecido por sacerdotes consagrados (Nm. 16.13) e repetida sem o arrependimento e sem , sem amor de Cristo e a esperança da salvação.

30.10 Expiação. Este dia da Expiação se descreve em Lv 161-34.

30.12 Recenseamento. Não se pode contar os membros do povo sem se lembrar de dar graças a Deus pela sua existência, dando uma oferta para mostrar que dependemos dEle pela prosperidade das nossas famílias. A ingratidão é punida (2Sm 24. 1-17)

61

Nenhum comentário: