quinta-feira, 20 de março de 2008

ÊXODO - 63

cência em todo artifício... para trabalhar em todo lavor.

(Êxodo 31. 2-5).

Leia Êxodo 31: 1-18.

Observamos nessa passagem a sucessão de verbos: chamai pelo nome, o enchi do espírito de Deus, lhe dei por companheiro, dei habilidade, o que tenho ordenado. Tudo relacionado ao serviço e direcionado do alto, pelo próprio Deus. O próprio Moisés não era qualificado para escolher os artífices. Vemos em Atos 13: 2 o Espírito Santo designando Barnabé e Saulo para a obra que o Senhor os havia chamado. Evidentemente, não cabe ao próprio artífice decidir o que ele queria fazer. É Deus quem lhe designa e dá habilidade e sabedoria necessária. Deus deu a cada um de nós uma medida de inteligência. Em que temos usado a nossa medida? Talvez para aplicar em dinheiro. Mas o desejo do senhor para nós, sob a ação de Seu Espírito, é usar toda a nossa habilidade em Seu serviço.

Finalmente, é Deus quem, juntamente com o serviço, dá a Seus servos o descanso necessário. O Evangelho nos mostra o Senhor Jesus chamando os Seus discípulos, enviando-os à parte, num lugar deserto, para repousar (Marcos 6: 7,31). Nesta passagem o descanso assume a forma do sábado. “O sábado foi estabelecido por causa do homem”, disse o Senhor Jesus (Marcos 2: 27), agradecemos a Deus pelo descanço que Ele nos dá.

COMENTÁRIOS

31.1 Chamai pelo nome. Cada membro do povo de Deus tem sua vocação individual e o Bom Pastor os conhece um por um (Jo 10. 1-5).

31.3 Enchi do Espírito de Deus. Aqui se vê que toda a habilidade, a inteligência, o conhecimento e o artifício, ou seja, a perícia técnica, estão nas mãos de Deus, para distribuir aos homens segundo lhes apraz. A inspiração através da plenitude do Espírito Santo não é apenas algo de que se fala aos domingos, mas também deve nos tornar bons servos de Deus na vida cotidiana. Há sacerdotes vacacionados e inspirados, e aqui temos operários, oficiais e técnicos igualmente inspirados para a obra da construção do Tabernáculo e todas as peças descritas nos capítulos 25-27 e 30.

31.13 O Senhor, que vos santifica. O nom,e referente a Deus que o profeta Isaías usava freqüentemente era “o Santo de Israel” (cf Is 41. 14). A santidade e a essência da natureza divina (Is 6.3)_ e é isto o que se exige daqueles que pertencem a Deus) Lv 20:26); 1 Pedro 1.13-16). O que Deus ordena, Ele mesmo capacita para o cumprimento. Seu divino poder está à disposição do crente, para torná-lo santo, segundo a própria natureza divina (2 Pedro 1.3-8).

* N.Hom. 31.12-17 Sábado. É um símbolo visível da santidade na velha aliança, o sinal de pertencer a Deus (17). O mesmo espírito se vê no ato deliberado de retirar-se das preocupações do mundo, com o intuito específico de descansar e de adorar a Deus, por Ele mesmo, e não pelas vantagens e lucros de uma vida religiosa. É um encontro marcado com Deus, e se alguém pensa que algum mister, ditado por sua ganância e ambição pode sobrepujar o dever religioso, mostra claramente que está pondo a Deus em segundo plano.

63

Nenhum comentário: