sexta-feira, 21 de março de 2008

ÊXODO - PAG. 5

Deus.

3.15 O Senhor. Quando os nomes SENHOR ou DEUS se escrevem em letras maiúsculas, é uma tradução da palavra hebraica (Yahweh) que vem do verboser”, e mostra que deus é eterno e imutável.

3.17 Cananeu. A raça que estava habitando Canaã era de descendência semita,semelhante nos costumes e linguagem ao povo de Israel - mas, sem a vocação divina, era pagã e brutal.

3.19 Eu sei. Deus sempre quer oferecer a oportunidade para o arrependimento e a obediência, mas sabe ao duro é o coração do homem: assim também Jesus nos conhece (cf Jo 2.24-25).

3.21 Mercê. Mediante a revelação divina em milagres e na pregação, muitos egípcios chegavam a respeitar a fé de Israel (Ex 9.20).

Texto áureo: E Moisés foi instruído em todas as ciências dos egípcios e era poderoso em suas palavras e obras (Atos 7:22).

Leia Êxodo 4: 1-17.

Moisés foi instruído em toda a ciência dos egípcios na residência real do Faro. Mas ele não aprendeu a conhecer o “Eu sou”. Os anos passados no palácio real não o tornaram um instrumento mais apto para a libertação do povo. O assassinato do egípcio provou isso. Depois de quarenta anos na escola do Faraó, mais quarenta foram necessários na escola de Deus, em Mídia. O resultado disso foi que Moisés não tinha mais nada do que se orgulhar. Antes “poderoso em suas palavras e obras”(Atos 7.22), ele agora declara que não era eloqüente e põe de lado todas as suas habilidades. Mas, apresar de não mais confiar em si mesmo e em seu próprio poder, Moisés tampouco confiava que quando Deus chama um homem ao serviço, Ele proporciona todas as condições necessárias para a execução da tarefa.

A vara que se transformou em serpente mostra que, se Deus permite que Satanás aja por um momento. Ele permanece no controle para anular os seus poderes do mal (Colossenses 2: 15). A mão colocada sobre o peito (no coração: fonte do mal) que ficou leprosa e depois se tornou novamente sã ilustra o poder de Deus para remover a mancha do pecado.

COMENTÁRIOS

4.1 Tão arraigada no coração humano é a incredulidade, que até no momento de receber ema visão de Deus, as dúvidas vicejam.

4.2 Um bordão. Deus sempre está pronto a nos encontrar nas coisas simples desta vida e nas fadigas diárias (Jo 4.7); abençoa os objetos comuns que usamos no trabalho (Jo 6.9-13).

*N.Hom. 4.3 Cobra. O bordão, símbolo de autoridade e de apoio, aparece por um momento na forma de serpente, símbolo das obras de Satanás. Semelhantemente, Jesus, o Cetro de Judá a quem os povos terão de obedecer (Gn 49.10), foi assumir a forma da

5

Nenhum comentário: