sexta-feira, 21 de março de 2008

ÊXODO - PAG. 33

16.18 medindo-o. Ou quer dizer que tudo foi recolhido em depósitos centrais e distribuído com justiça pela medida, ou que, na hora das colheitas, por uma medida exata; viu-se que aqueles que tinham mais que uma tigela cheia não tiveram mais que dois litros. Paulo cita este fato como um exemplo de justiça e fraternidade que deve existir entre os crentes (2ª Co.8.15). A hora do aperto não é hora de ambições, de competições e de gula.

16. 20 Não deram ouvidos. Mesmo na hora milagrosa, nãomuita obediência à Palavra de Deus (26.4)

16. 22 Em dobro. Se é Deus que ordena um descanso religioso para todos no sétimo dia, é Ele mesmo que protege Seu povo contra as conseqüências de ficar sem colheita de maná (16.5 e 22).

16. 27 Saíram alguns. A dúvida, a desobediência e a curiosidade vãs são as forças que dirigem aqueles que ainda não aprenderam a ser dirigidos pela Palavra de Deus, 28-30.

16.31 Casa de Israel. Um dos nomes usados para descrever Israel como sendo uma família única, de linhagem real; o profeta Ezequiel usa mais deste nome.

Texto áureo: Quem tem ouvidos ouça o que o espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei eu a comer do maná escondido (Apocalipse 2:17).

Leia Êxodo 16: 32-36 - 17:1-7.

Toma um vaso, mete nele um gômer cheio de maná...” (v.33). Era a porção de Deus. “O maná escondido, Cristo vindo do céu e feito homem, ressurreto e exaltado no céu com um corpo glorificado, isto pertencia aos deleites de Deus” (H.Rossier) – deleites que Ele compartilha com os vencedores (Apocalipse 2:17).

Depois da fome, é a sede que se torna o motivo de murmuração deste povo miserável. E agora? A graça de Deus serviu-se disso uma vez mais para nos revelar um mistério valioso,,cuja explanação se encontra em 1ª Coríntios 10:4: “Beberam as mesma fonte espiritual ; porque beberam de uma pedra espiritual que os seguia. E a pedra era Cristo (veja também João 7:37-39). Mas, para que saísse água da rocha ( a vida do Espírito), era necessário que a rocha fosse ferida, do mesmo modo que Cristo fora ferido na cruz pelas mãos do próprio Deus. Entretanto, observemos: Foi o pecado do povo, suas murmurações e rebeliões, que fez com que a rocha fosse ferida. “Por causa da transgressão do meu povo, foi ele ferido” disse o profeta a respeito de Cristo (Isaías 53:8). E assim, enquanto o maná é uma figura de Cristo vindo do céu, a rocha ferida nos fala de Cristo crucificado, e a água viva representa o Espírito Santo, o poder da nova vida que o ressurreto e vivo Salvador dá a todos os que nEle crêem.

COMENTÁRIOS

N.C. da Bíblia – Embora escrito por Moisés, os versículos 32-33 se refere a um tempo posterior, quando o tabernáculo já tinha sido erigido, e quando o vaso de maná foi posto, juntamente com as tábuas da lei (ou testemunho, ver 25: 22; 31:18) na arca. Moisés escreve sobre continuação do suprimento de maná até os israelitas chegarem a fronteira de Canaã, onde estão Moisés faleceu. O maná não cessou senão quando atravessaram o

33

Nenhum comentário: