sexta-feira, 21 de março de 2008

ÊXODO - PAG. 9

tamente pôr o coração em ordem. Algumas vezes, Deus ordena que situações aconteçam para fazer com que a humanidade deseje libertação, enquanto experimenta a opressão do jugo do inimigo e as profundezas de sua própria condição miserável. O objetivo divino é que possamos reconhecer finalmente que deus é o único que tem o poder de livrar-nos.

Em nenhum momento, deus censurou Seus servos por estarem desencorajados (v 23). Pelo contrário, aquela foi uma oportunidade para uma nova revelação de Si mesmo. O Senhor ouJavé” é o nome que Deus usa para Se relacionar com Israel. Para os patriarcas, Ele era o Deus altíssimo, possuidor dos céus e da terra. Agora, o propósito de Deus era introduzir um novo nome. O Senhor é Aquele que nunca muda e é fiel à sua aliança. Para nós, cristãos no tempo da graça, Ele usa um nome muito mais precioso, o de Pai, pelo qual Jesus O fez conhecido (João 17:16).

COMENTÁRIOS

5: 17 Estais ociosos. Uma resposta injusta a uma queixa cortês e construtiva. Ociosos ele não eram, que as obras das suas mãos podem ser vistas no Egito até o dia de hoje. O pagão acha que culto divino, o sacrifício de louvor, é uma perda de tempo, ao qual o crente responde que são estas horas que tornam as demais horas da vida significativas e construtivas (Sl 127).

5: 21 Olhe o Senhor. O plano de Faraó venceu – a própria religião da libertação passa a ser desprezada pelos escravos, que ficam assim desprovidos de sua única esperança.

5:22 Tornando-se ao Senhor.Quando tudo parece estar perdido, vemos que Moisés tinha aprendido a recorrer à fonte de toda bênção. Perplexo sobre o aparente nau êxito da sua vocação, que aquele que o vocacionou deve ser consultado.

tinha aprendido a recorrer à fonte de toda bênção. Perplexo sobre o aparente mau tinha aprendido a recorrer à fonte de toda bênção. Perplexo sobre o aparente mau êxito da sua vocação, que aquele que o vocacionou deve ser consultado.

6.1 agora verás. O impossível para a capacidade humana, e a oportunidade para Deus intervir com seus planos de graciosa salvação.

6.3 Todo-poderoso. Em Hebraico, El Shaddai; era o nome em pregado por todos os povos do Oriente Médio para descrever a Deus, mesmo entre aqueles que tinham perdido a idéia monoteísta da divindade. Senhor. O nome específico revelado para Moisés quando lhe foram dadas as promessas da Salvação (Ex. 3.14). Normalmente na Bíblia, nomeSenhor” descreve a Deus nas suas relações com a raça humana, sua revelação e sua graça, enquanto o nomeDeus” o aponta como criador Todo-poderoso dos céus e da terra, a origem de tudo.

6.5 este versículo revela a misericórdia de Deus para com a raça humana e emprega mais uma vez a palavra Aliança, que é o conjunto das promessas imutáveis de Deus, que alcançam a gloriosa plenitude do seu cumprimento na pessoa de Jesus Cristo.

6.6 Depois de revelar Seu nome, sua compaixão e Sua aliança, Deus prometeu uma poderosa e específica intervenção na situação atual.

6.7 Tornar-vos-ei Esta é uma conclusão natural do ato de resgate, mencionado no versículo anterior, É importante notar que o Antigo Testamento inteiro baseia toda a ética, a moralidade, a política e a fé do povo de Israel no soberano ato de Deus em resgatar um povo particularmente Seu.

9

Nenhum comentário: