quinta-feira, 20 de março de 2008

ÊXODO - PAG. 45

Texto áureo: O estrangeiro não afligirás, nem o oprimirás; pois estrangeiro foste na terra do Egito. A nenhuma viúva nem órfão afligireis.

(Êxodo 22: 21-22).

Leia Êxodo 22: 21-31 – 23:1-5.

As ordenanças que completam a lei vão do capítulo 21 ao final do 23. Em Sua perfeita sabedoria, o Senhor antevê tudo que pode acontecer e penetra nas mais ordinárias circunstâncias da vida de Seus filhos: o penhor de um pobre, o encontro com um boi desgarrado ... Nós O vemos incumbindo-se da defesa do fraco, colocando-os sob Sua proteção.

Para nós, cristãos, lado a lado com a verdadeira fundamentais relativas ao nosso Salvador e à nossa salvação, temos também na inesgotável Palavra de Deus instruções para o nosso dia-a-dia. Mas, em claro contraste com os filhos de Israel, foi-nos dado o Espírito Santo. Ele habita no crente e nos faz conhecer a perfeita vontade de Deus em todos os detalhes práticos da vida diária. Ele abre nosso entendimento e mostra o que fazer. A Bíblia é algo completamente diferente de um conjunto de regras, uma longa lista “faça” e “não faça”. Ele revela um Deus de amor, um Pai cujo caráter somos concitados a reproduzir “Somou misericordioso”, diz Ele de Si mesmo no final do versículo 27. “Sede misericordiosos, como também é misericordioso vosso Pai”, é o que o Senhor Jesus nos ensina em Lucas 6: 36.

COMENTÁRIOS

Ordenanças 22.1 A restituição legal pelo fruto, como no caso de Zaqueu (Lc 19.8)

22.2 Ladrão. Um chefe de família será livre de culpa quando defendendo seu lar, com mão armada, no caso de um assalto noturno. De dia, porém, o espírito de assassínio o levaria a abater um homem, quando seria fácil levar o assaltante a fugir (3).

22. 5 Fazer pastar. Uma aplicação lógica do oitavo mandamentoNão furtarás”. Para aqueles que não puderem entender sozinhos, que deixar seu animal fartar-se com o valioso produto da fazenda do vizinho, era uma maneira disfarçada de furtar-lhe, precisava, haver regulamentos, embora a melhor maneira de viver a Lei de Deus seja tê-la gravado no seu intima, no coração (Hb 8).

22.6 Fogo. O fogo irrompe de uma centelha e uma desatenção, e destrói tudo que há ao redor. A destruição fica por conta de quem causou a primeira centelha alastrada. Muito mais responsável e de mais terrível danos é aquele que profere uma palavra irrefletida contra seu próximo, pois a língua é fogo ateado pelo inferno, fogo indomável (Tg 3.1-13).

22.7-15 Estes versículos nos ensinam muito sobre a mordomia cristã, no uso de todas as benções de Deus, considerando-se coisas sagradas, depositadas em nossas mãos para serem usadas para a glória do Reino de Deus e para o alívio e alegria do nosso próximo. A palavra hebraica que representa os juizes é a mesma que quer dizer “Deu”, perante quem os obreiros cristãos são responsáveis pela prosperidade espiritual da obra (1ª Co 3.10-17).

22.15 Alugado. O mercenário inclui seus riscos no seu escravo.

22.17 Dote. O valor é quase o dobro do preço do resgate de um escravo.

22.18 Feiticeira. A palavra se refere a uma médium. Os vv 18-20 demonstram, também, a morte espiritual que resulta da substituição de Deus pela comunhão com os espíritos malignos (18), ou a adoração dos ídolos (20).

45

Nenhum comentário: