sexta-feira, 21 de março de 2008

ÊXODO - PAG. 3

eus do tempo de Jesus estavam sempre dispostos a receberem suas curas e mais favores do Senhor, mas não toleravam a pregação contra os seus pecados, não obstante ser justamente o pecado que envenena a vida mais do que a doença, rejeitando a terna compaixão de Jesus que queria libertá-los totalmente do pecado, através do evangelho cf.

comparação entre Moisés e Jesus Cristo em atos 7: 23-35,52.


Texto áureo: E ouviu Deus o seu gemido e lembrou-se Deus do seu concerto com Abraão, com Isaque e com Jacó; e atentou Deus para os filhos de Israel e conheceu-os Deus (Êxodo 2: 24-25).

Leia Êxodo 2: 15-25 – 3:1-6.

Moisés renunciou a sua posição e riquezas a fim de visitar seus irmãos oprimidos. Desconhecido e rejeitado, ele foge para uma terra estrangeira. depois de mostra-se com alguém que pode libertar e matar a sede (v.17), ele se casa e se torna um pastor. Tudo isso nos faz pensar em Jesus, o filho de deus, que abandonou Sua glória para visitar e salvar Seu povo Israel. Os Seus não O receberam (João 1:11). Ele está agora distante do mundo, como o Grande Pastor do rebanho, o Noivo da Igreja, que Ele resgatou em sua graça, e a qual agora compartilha de sua rejeição.

Quarenta anos se passaram na vida de Moisés. Deus está preste a revelar-se a eles em uma “grande visão” (v.33). Para Agar, ele escolheu um poço, para Jacó, uma escada e, para Moisés, uma misteriosa sarça ardente. Você pode dizer como e onde você O encontrou?

Deus quis mostrar a Moisés, sua misericórdia para com Seu amado povo. Em meio à fornalha do Egito, Israel, da mesma forma que aquela planta, foi testado, mas não destruído pelo fogo. O mesmo acontece hoje com os redimidos do Senhor. O objetivo da ardente provação é somente acabar com o mal oculto que existe entre eles.

O fogo divino recaiu sobre Cristo na mais intensa medida, mas não achou nada para consumir (Salmo 17:3).

COMENTÁRIOS

2.15 Moisés viu-se repudiado pelos hebreus e acossado pelos egípcios. Antecipara a vocação divina para a missão de salvar o seu povo.

2.16 Sacerdote. Talvez um pagão, sendo, todavia, um descendente de Abraão e de Quetura; um midianita, portanto (Gn 25.2).

2.18 Por que. Reuel (que quer dizerAmigo de Deus”) estava ao par da perseguição sofrida pelas suas filhas.

2.20 Chamai-o. O homem forte era justamente o que lhe faltava.

2.23 Morreu o rei. O fim do perigo imediato, com a possibilidade de voltar para o Egito. Mas para o povo não houve alívio

2.24 Lembrou-se. Não é que Deus não faz caso do sofrimento do Seu povo. Ele toma conhecimento misericordioso da nossa situação quando nos dirigimos a Ele em oração.

3.1 De acordo com o discurso de Estevão, Moisés tinha passado 40 anos como pastor de ovelhas, antes desta vocação (At. 7>30). Já tinha passado 40 anos no Egito, recebendo elevada cultura, e agora, após 40 anos de vida no campo, estava preparado para ser guia, pastor, profeta e legislador do seu povo.

3

Nenhum comentário: