quinta-feira, 20 de março de 2008

ÊXODO PAG. 74

Intelectual das coisas de Deus, seja no labor diário, seja na leitura da Bíblica; 0 conhecimento, que ajudou Bezalel a guardar em mente o padrão do Tabernáculo, e ajuda o crente a ter claras diretrizes sobre sua vocação individual (Ef 2. 10. Tudo isto serve para edificação do povo de Deus e um fim proveitoso (1ª Co 12. 7, como vemos nos vv 32 e 33.

35.34 Para ensinar. O servo de Deus nunca recebe bênçãos de capacidade só para seu proveito próprio: recebe a instrução, para ir transmitindo aos outros o que de Deus recebeu, seja de consolação (1ª Co 1. 3-5), seja de instrução (1ª Co 9. 16-18).


Texto áureo: Assim, trabalharam Bezalel, e Aoliabe, e todo homem sábio de coração a quem o senhor dera sabedoria e inteligência, para saberem como haveriam de fazer toda obra e serviço do santuário, conforme tudo o que o Senhor tinha ordenado...

(Êxodo 36:1 ).

Leia Êxodo 36: 1-13.

Uma outra parábola no evangelho de Marcos, o Senhor se apresenta como o homem que saiu de viagem depois de distribuir o trabalho entre os Seus servos. Ele deixa “a cada um a sua obrigação” (Marcos 13:34). Com exceção à tarefa do porteiro, a natureza deste trabalho não é especificada. Contudo, o Mestre havia preparado uma tarefa para cada um dos Seus, levando em consideração a idade e a capacidade deles. Em outra parábola, a dos talentos, vemos como o Mestre, no Seu retorno, requer prestação de contas de Seus servos. Alguns deles receberam recompensas, outros foram envergonhados (Mateus 25: 14-35). E nós faremos o que o Senhor espera de cada de nós?

A nossa leitura de hoje ensina que varias ofertas chegaram muito tarde. O momento de executar uma obra, de dar uma contribuição, havia passado. Muitos provavelmente tinham trabalhado muito. Sim, mas não imediatamente. E o que não fazemos imediatamente, muitas vezes não mais será necessário no momento em que decidimos faze-lo: será tarde, a oportunidade estará perdida. Uma importante lição para nós!

“E o tabernáculo passou a ser um todo”, conclui o versículo 13. “Há somente um corpo”, declara Efésios 4:4. Apesar de o cristianismo ter sido fragmentado em muitas denominações, é assim que deus vê a Sua Igreja: “Somente um corpo

COMENTÁRIOS

36.1 Trabalharam. A habilidade e o material já estão à disposição dos servos de deus, e o padrão está dado com todos os pormenores. É só pô-lo em prática, a tempo de fora de tempo e viver à altura da sublime vocação, confiando no auxílio de Deus.

36.4 Homens sábios. São aqueles que fazem a obra de Deus, e esta é a verdadeira definição da sabedoria. Meditar na vontade divina e pó-la em prática, segundo a plenitude de sua capacidade.

36.5 Muito mais. Bem-aventurados são aqueles que, generosamente, dão para obra de

74

Nenhum comentário: