quinta-feira, 20 de março de 2008

ÊXODO - PAG. 83

propriada: o altar de bronze, a bacia, a entrada do santo lugar, a oferta de incenso no altar de ouro. Será que devemos nos atrasar quando o próprio Deus diz:“Farás também chegar...”, quando o nosso grande Sumo Sacerdote, o verdadeiro Arão, introduzindo Seus filhos no santuário celestial, declarar: “Eis aqui estou eu e os filhos que Deus me deu” (Hebreus 2:13).

COMENTÁRIOS

40.2 No primeiro dia. Era o primeiro dia do ano religioso, antecipando por duas semanas o dia em que Deus salvou Seu povo da escravidão física, do Egito (12.2-6), com grandes obras milagrosas. Muito justo é a escolha deste dia para a construção do santo edifício, que em todos os seus detalhes, revela ensinamentos sobre Cristo, que nos concede a liberdade integral da escravidão do pecado, tanto aqui como na eternidade, Jo 8.31-36.

40.3 Cobrirás com o véu. Significa esconder com o véu, isto é, levantando-o para separar o Santo dos Santos do Lugar Santo.

40.4 Acenderás a suas lâmpadas. Na visão que João teve de Jesus Cristo, Ele estava andando entre as lâmpadas que representam a luz que emana das igrejas, conservando-as em ordem (Ap 1.13).

40.5 Altear de ouro. Não estava no Santo dos Santos, mas era que o perfume do incenso entrava, assim como a oração é feita na terra, mas se dirige aos céus.

40.6 Holocausto. Este altar guardava a porta do tabernáculo. Lembra-nos que nãomaneira de entrar em contato com as coisas de Deus, sem primeiro aceitar o sacrifício de Cristo por nós.

40.9 Óleo da unção. A unção é um ato de consagração. Era necessário a separação exclusiva, tanto de objetos ( o Tabernáculo com seus móveis), como também de pessoas (o Sumo Sacerdote, Arão e seus filhos). Na Nova Aliança do NT a consagração é realizada, não através de óleo, mas pela unção do Espírito Santo. Sem Ele não podemos adorar a Deus (Jo 4.23,24), não podemos participar da salvação (Jo 3.3,5), nem podemos compartilhá-la com outros (Jo 7.38,39). Sem o Espírito Santo não existe santidade ( 2Ts 2.13, 1Pe 1.2) e sem santidade nãoacesso ao Céu (Hb 12.14). É por isso que apagar o Espírito Santo (1 Ts 5.19) ou entristecê-lo (Ef 4.30), quando pecamos deixando de glorificar a Deus (1 Co 6.19,20), é uma ofensa gravíssima (cf Mt 12.32).

40. 16-33 É a sétima e última lista dos objetos que compõem o Santuário, no livro do Êxodo; veja as notas das demais listas.

__________________________________________________________________

Texto áureo: Eu glorifiquei-te na terra, tendo consumado a obra que me deste a fazer...

(João 17:4).

Leia Êxodo 40: 20-38.

Até nos menores detalhes, o santuário e os objetos necessários à adoração foram preparados e colocados em seus devidos lugares. “Assim Moisés acabou a obra” (v.

83

Nenhum comentário: