quinta-feira, 20 de março de 2008

ÊXODO - PAG. 54

O altar dos sacrifícios aponta para a parte suprema do plano de Deus, o sacrifício do Senhor Jesus Cristo para pagar o preço dos nossos pecados. É de madeira, e, em certo sentido, a cruz foi o altar de Cristo, onde Ele foi sacrificado.

As ofertas diárias feitas no altar uniam o povo de Israel no culto, e eram um lembrança de que sem derramamento de sangue nãoremissão de pecado (Hb 9.22). até o dia em que Cristo se ofereceu a Si mesmo uma vez para sempre (Hb 9.8).


Texto áureo: Tu, pois, ordenarás aos filhos de Israel que te tragam azeite puro de oliveira, batido, para o candeeiro, para fazer arder as lâmpadas continuamente...

(Êxodo 27:20).

Leia Êxodo 27:9-21.

Cortinas de linho sobre colunas e bases de bronze cercavam o átrio (pátio), onde estavam o altar do holocausto, a bacia de bronze e a casa de ouro coberta tapetes (que é a tenda do tabernáculo). O átrio era o lugar onde os israelitas eram autorizados a entrar com seus sacrifícios (Salmo 96:8). Essas cortinas delinho fino retorcido (figura da humanidade imaculada de Cristo) nos falam da evidência prática de santidade que os santos redimidos são chamados a difundir em um mundo ignorante e hostil. Tal evidência é acompanhada de sofrimentos pela justiça e assim todos têm de estar fundados em bases de bronze, o mesmo material do altar de holocausto, no qual, em figura, Cristo sofreu por nós, deixando-nos o exemplo...(1 Pedro 2:21). Sob o sol escaldante do deserto, a cerca do átrio teria de ser vista de longe, proclamando que Deus estava ali. Que o Senhor nos conceda a capacidade de coletivamente dar um testemunho imaculado perante o mundo.

O final do capítulo nos recorda quem é a fonte e o poder interior desse testemunho: o Espírito Santo. Para que as sete lâmpadas do candelabro pudessem ficar acessas continuamente, era preciso azeite puro de oliva, batido, dentro delas; uma figura do exercício contínuo dos crentes de conceder ao Espírito Santo de Deus o lugar que verdadeiramente é dEle.

COMENTÁRIOS

27.9 Átrio. Ária ao redor do tabernáculo, que se estende num comprimento de 46 metros (cem côvados). Pode representar a vida aparente, formal, da igreja que é exposta às tempestades da vida. O Santo Lugar pode ser comparado com a vida particular de oração, meditação, consolação e inspiração dos crentes.

27.12 Ocidente. É a parte traseira do Tabernáculo, atrás do Santo dos Santos.

27.16 Reposteiro. Uma cortina de entrada para o átrio do tabernáculo. Importante: como entrar em comunhão com Deus? Cristo é a porta e o único caminho (Jo 10.7;14.6).

27.17 Ganchos. Para sustentar as cortinas.


Texto áureo: Falarás também a todos que são sábios de coração, z quem em tenha enchido do espírito de sabedoria, que façam vestes a Arão para santificá-lo, para que me administre o ofício sacerdotal (Êxodo 28:3).

54

Nenhum comentário: