quinta-feira, 20 de março de 2008

ÊXODO - PAG. 52

26.14 Coberta. As duas camadas de cortinas descritas em vv. 1-13 formavam as cobertas interiores. Mas duas cortinas (uma feita de pele de carneiro, tingida, e a outra de texugo, isto é peles de animais marinhos) formavam uma proteção contra os elementos.

Texto áureo: Então, levantarás o tabernáculo conforme o modelo que te foi mostrado no monte... (Êxodo 26:30).

Leia Êxodo 26:15-30.

Os três lados do Tabernáculo eram feitos de tábuas de madeira de acácia,revestida de ouro e colocadas verticalmente sobre bases de prata. Uma figura de almas salvas, firmemente estabelecidas na redenção da qual a prata fala claramente, e de justiça divina (o ouro) na superfície, cuja finalidade é demonstrar o caráter divino, o qual deve ser agora manifestado. Mas, a fim de que as tábuas se conservassem unidas e suportassem o vento do deserto, era ainda necessário que tivesse encaixes, os quais nos levam a pensar em tudo o que une os filhos de Deus: por exemplo, os ternos vínculos fraternais de amor. Que encorajamento para um jovem crente ter um irmão ou amigo com, quem falar de suas dificuldades e com quem ajoelhar e orar a Deus! Acima de tudo, “um Espírito” une todos os salvos do Senhor de tal maneira que permaneçam “bem ajustados e consolidados”, para que possam resistir a “todo vento de doutrina” e aos esforços do inimigo para fazê-los tropeçar (Efésios 4:2-4; 14-16; veja também 1 Coríntios 10:12). Finalmente, observe em particular aquilo que estavam perfeitamente ajustadas (v.24; veja João 17:21) e 1 coríntios 1:10). Um elo mútuo com o Senhor é o que consolida os vínculos de comunhão entre os cristãos.

COMENTÁRIOS

26.15 Tábuas. Aqui começa a descrição da armação do Tabernáculo, da estrutura básica que sustenta as cortinas.

26.17 Encaixes. Cada encaixe era feito para ser colocado numa base firme (19) para conservar as tábuas em posição vertical (15).

26.20 Também. A ordem e a simetria no Tabernáculo de Deus são notadas em todas as direções.

26.23 Duas tábuas. São reforços para os cantos, do lado posterior, o ocidental. Tudo dá a entender que a frente e o lado oriental, por não terem vigamento, perfariam uma grande porta, aproveitando as cortinas duplas para fechá-la (9).

26.26 Travessa. Serviam para carregar a armação da tenda; havia um jogo de travessas para cada uma das três partes da armação. Parece que era utilizada uma travessa comprida, a fim de unir todo material dos lados do Tabernáculo (28) e as outras quatro para suportar as várias partes do peso.

26.29 Ouro. O mais precioso dos metais então conhecidos, cobria o lugar onde Deus havia de ser adorado, inclusive as enormes travessas. Indica, isto, que devemos sempre oferecer a Deus o mais precioso, para realmente glorificá-lo.

26.30 No monte. Mais uma vez se lembra que este Tabernáculo físico e visível é feito segundo a vontade divina, sendo um símbolo das coisas eternas, reveladas em visão (Hb

52

Nenhum comentário: