quinta-feira, 20 de março de 2008

ÊXODO - PAG. 51

25.37 Lâmpadas. Compare Zc 4.1-6, Ap 1.20, 4.4, para perceber que o candelabro visível, com suas lâmpadas, pode embelezar a igreja de Cristo com suas várias formas e organizações, mas a luz é o resultado da unção (do óleo), do Espírito Santo, que torna perceptível a presença de Cristo na igreja que O ama e adora em espírito e verdade.

25.40 Modelo. Mas uma indicação de que se trata de uma representação fisicamente visível do santuário Eterno nos céus (Hb 9.23).

Texto áureo: E o tabernáculo farás de dez cortinas de linho fino torcido, e pano azul, e púrpura, e carmesim; com querubins as farás de obra esmerada.. (Êxodo 26:1).

Leia Êxodo 26: 1-14.

Depois desses três objetos – a arca, a mesa e o candelabro – surge a descrição do Tabernáculo, no sentido exato da palavra. Este tinha uma estrutura formada de três paredes de tábuas sobre as quais eram estendidas quatro grandes cortinas, colocadas uma sobre a outra. A primeira tenda ou cobertura, chamada tabernáculo, era colocada no lado interno e constituía o teto. Esta era tecida com linho fino retorcido de diferentes cores que encontramos novamente no véu (v.31) e nas vestes do sumo sacerdote (28:5). Cada uma das cores salienta uma glória particular de Cristo. A primeira cor é o branco, o linho retorcido, que sempre ilustra Sua perfeita humanidade; o azul representa o Seu caráter celestial; a púrpura, Sua glória universal; e o carmesim ou escarlate, Seu reino sobre Israel. As laçadas de estofo azul e os colchetes de ouro prendendo as cortinas uma às outras evocam os vínculos celestiais e divinos que unem os redimidos. A segunda tenda feita de pêlos de cabra, a terceira de peles de carneiro tintas de vermelho e a quarta de peles de animais marinhos sugerem, respectivamente, separação, consagração (29:27), e vigilância. Essas virtudes foram encontradas na vida terrena de Jesus e Sua vontade é que elas sejam igualmente manifestas agora na vida de Seus filhos.

COMENTÁRIOS

26.1 Cortinas. O Tabernáculo é realmente uma tenda, um templo portátil, de lona; portanto, as cortinas são as suas paredes. * N. Hom. A tradição cristã não deixou de notar uma simetria deliberada nas medidas do Tabernáculo. Todas as medidas se formam com os números 3, 4, 7, 10 de forma simples, isolados ou multiplicados, ou divididos entre si. Esta maneira oriental de expressar por números e medidas a idéia da moradia perfeita e eterna e de Deus se nas descrições do Templo e da cidade de Jerusalém, que tanto Ezequiel (Ex 40 até 42) como João (Ap 21.9-27) nos legaram em seus escritos inspirados.

26.7 Tenda. Um tipo de segunda tenda, de material mais forte, e de medidas um pouco maiores (onze cortinas, no lugar de dez) para cobrir tudo e deixar uma sobra na frente e atrás para as entrada (9 e 13). O sistema de laçadas e colchetes é para produzir uma tenda portátil.

26.13 Côvados. Mas ou menos 46 cm. As cortinas inferiores têm comprimento de 28 côvados (2), e as exteriores, de 30 (8), permitindo assim, às exteriores, pendurar mais baixo do que as interiores, cobrindo-as eficientemente.

51

Nenhum comentário: