sexta-feira, 21 de março de 2008

ÊXODO - PAG. . 21

ter, oferecendo a plenitude do seu sacrifício vivo e aceitável a Deus ( Rm 12 1-2). Não se pode saber de antemão o queem nós que Deus quer usar, e por isso devemos permanecer numa atitude perpétua de oração.

10.28 Retira-te. Ordenar a retirada do profeta de Deus era a maneira de tentar excluir Deus da vida de Faraó. Mas Deus não pede audiência aos homens e nenhuma pessoa que tenta cerrar os ouvidos à voz de dos crentes irá por isso ser poupada da decisão final que todos enfrentarão: aceitar a salvação que Deus oferece, ou receber a eterna punição.

10.29 Nunca mais. Era o fim da missão de Moisés para com aquele rei egípcio. Em 12.31, Moisés apenas atende ao rei para ouvir sua confissão de derrotado, sem lhe pedir audiência, pois quem persuadiu a Faraó com a praga final fora o próprio Deus.

11.1 Expulsará. Em vindo a décima praga, Faraó apressa-se em obedecer à ordem de deus, mostrando-se agora, mais disposto a permitir ao povo que se retire, do que antes. Assim, também, os joelhos que não se dobrarem em oração perante Cristo, aqui na terra, se dobrarão no Dia Final (Fp 2.11).

11.9 Se multipliquem. A rebelião do homem evidência mais claramente a gloria de Deus.

11.10 Na hora de ter Moisés anunciado a última praga deparamo-nos com este resumo, mostra-nos a rebelião humana em face das maravilhas de Deus. Assim, em João 12.37-47, há a manifestação da incredulidade dos judeus, apesar dos sinais de Jesus, que marca o fim do relato do que Jesus fez em público, e o começo da narrativa da Última Ceia e da Crucificação.

Texto áureo: Assim, pios, o comereis: os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão; e o comereis apressadamente; esta é a Páscoa do Senhor. E Eu passarei pela terra do Egito esta Noite e ferirei todo primogênito na terra do Egito, desde os homens até aos animais; e sobre todos os deuses do Egito farei juízo. Eu sou o Senhor (Êxodo 12: 11-13).

Leia Êxodo 12:1-16.

Chagamos à instituição da Páscoa, um dos mais importantes acontecimentos de todo o Velho Testamento. A redenção prometida agora se tornaria real, enquanto o mais terrível dos julgamentos recairia sobre o Egito. O pecado merece a morte e todos têm pecado, tanto os israelitas quanto os egípcios. Mas, para os que pertenciam ao povo de Deus, um cordeiro morreria no lugar deles. Uma clara e comovente figura de Jesus, “cordeiro imaculado e incontaminado” , o sangue de Cristo, “conhecido, ainda antes da fundação do mundo” e morto no momento determinado por Deus (1ª Pedro 1:19-10). Nós nos apropriamos desse sacrifício; é isso que significa comer a Páscoa. Cristo passou pelo fogo do julgamento divino: o cordeiro era assado no fogo. E devemos pensar em Seus sofrimentos com a consciência de que Ele atravessou o fogo por causa de nossos pecados. Isso corresponde às ervas amargas. O cordeiro era comido por toda a família – os pais e os filhos; todos na família tinham sua parte. Querido leitor, você mesmo se aproximou, pela fé,na morte expiatória do Senhor Jesus? A data de nossa conversão nunca deve ser esquecida: o começo de uma vida verdadeira, o novo

21

Nenhum comentário: