quinta-feira, 20 de março de 2008

ÊXOD- PAG 67

Texto áureo: E tomou Moisés a tenda, e a estendeu para si fora do arraial, desviada longe do arraial, e chamou-lhe a tenda da congregação; e aconteceu que todo aquele que buscava o Senhor saía à tenda da congregação, que estava fora do arraial. (Êxodo 33: 7).

Leia Êxodo 33:1-11.

Moisés, agitado pela ira, destruiu o bezerro de ouro e ordenou o castigo. Ele antão informou ao povo que Deus não subiria com eles. Moisés então faz algo completamente inesperado: arma para si uma tenda fora do arraial, bem longe do povo. Será que deixou de amor aquele povo? Ao contrário, ele havia dado a maior e mais tocante prova de seu amor ao pedir que ele próprio fosse, em lugar do povo, riscado do livro do Senhor. Não: sua motivação é bem diferente. Por causa do pecado cometido, a coluna de nuvem não podia mais descer no acampamento. Assim, com o objetivo de recuperar essa preciosa coluna, uma figura de Cristo, é que Moisés e outros saíram do arraial de Israel.

Fazendo referência a esta passagem, Hebreus 13:13 nos ajuda a entender o apelo: “Saiamos, pois, a ele, fora do arraial, levando o seu vitupério”. Queridos amigos, é de suma importância que vocês entendam que, em obediência a essa determinação, é que muitos crentes têm separado a si mesmo das religiões convencionais e das igrejas cristãs constituídas, para buscar e simplesmente a presença do Senhor Jesus (Mateus 18:20). Veja Josué! Embora jovem, ele compreende que a felicidade consistia em nunca estar longe da presença de Deus. Isso é uma figura de incessante comunhão e também do gozo que nos espera no lugar onde o Senhor prometeu Sua presença!

COMENTÁRIOS

33.1 Sobe daqui. As promessas de Deus não voltam atrás; é avançar para entrar na plenitude do gozo do Senhor.

33.2,3 Anjo. No anjo vemos claramente a presença de Jesus Cristo, que nos reconciliou com Deus (Ef 2.14-22). O pecador enfrentar a Deus seria a sua própria destruição (3; Hc 1. .13). Por isso Deus se nos condescendeu, manifestando-se em Cristo, a expressão exata do Seu Ser e também nosso irmão (hb 1.3 e 2.10-13).

33.4 Atavios. Símbolos de um estado alegre, próspero, e de grande importância. Se o povo estava numa condição de arrependimento, não podia se vestir de uma maneira festiva. Os atavios do verdadeiro povo de Deus vêm do próprio Senhor (Ap 21.2; Mt 22.11-12).

33.6 De horebe em diante. Desde a chegada a este m onte até ao fim da viagem, quarenta anos mais tarde, em Canaã.

33.7 Tenda da congregação. Parece ser o “escritório da legislação cívica” guardado pelo chefe do exército, Josué (11). Depois de construído o tabernáculo, este também recebeu o título de Tenda da Congregação”, acumulando a função cívica da tenda original de Moisés, que por simples que tinha sido, era o lugar de revelação da glória de Deus (9-10). Fora do arraial. Haveria perigo, se Deus manifestasse Sua glória no meio do povo (33.3)

33.8 Pelas costas. Ficaram olhando para Moisés como quem olha com saudade para

67

Nenhum comentário: