sexta-feira, 21 de março de 2008

ÊXODO - PAG. 15

lhe causa preocupação. O mundo admira a vida de Jesus e honra as pessoas boas. Ele tem a sua própria religião e aceitará tolerantemente que tenhamos a nossa também. Mas a cruz e a presença de um Cristo vivo no céu, que são as bases de nossa adoração, condenam o mundo e dele nos separam definitivamente (Gálatas 6: 14).

COMENTÁRIOS

8.21 Enxames de moscas. Se Faraó não queria obedecer à ordem de Deus, então seria forçado a enfrentar um exército de moscas composto de meros insetos, mediante o que haveria de obedecer.

8.22 Separei. Deus vai mostrar claramente que as pragas não são um acidente natural, poupando Seu próprio povo de tais castigos mandados contra o Egito e seus deuses.

8.25 Nesta terra. Faraó se em dificuldades, mas pensa que pode “pechincharcom Deus. Vai obedecer à ordem divina mas tem que ser ele que vai ditar os termos exatos da obediência.

8.26 Abomináveis. Os egípcios tinham ídolos de touros e de carneiros, e não poderiam tolerar que tais animais fossem sacrificados a outro Deus. Não havia jeito de evitar a ordem original dada em Êx. 5.3, que Moisés passa a repetir (27).

8.28 Orai também. Petição de um homem cercado de perigos, que ele não sabe como remover. Mas Moisés nunca rejeitou a um pedido deste tipo (29).

8.32 Não deixou ir. Não somente não quis abrir mão da vantagem de ter uma nação como sua escrava, como também quis levar ao extremo, seu desafio anterior: “Quem é o Senhor?” (5.2).

Texto áureo: Hoje, se ouvires a sua voz, não endureçais o vosso coração (Hebreus 4:7).

Leia Êxodo 9. 1-16)

Uma horrível praga (peste) agora afeta os rebanhos. Deus poupa os rebanhos de Israel, necessário para a Páscoa e, mais tarde, para outros sacrifícios. Depois úlceras arrebentam nos homens e nos animais. O coração do rei permaneceu duro apesar de – note a expressãoser sobre o coração dele que o Senhor estava enviando todas aquelas pragas (v. 14). Como explicar a fúria do Faraó contra Israel? Satanás sabia que desse povo um dia deveria nascer o Messias, que, maior que Moisés, viria para libertar a humanidade de seu jugo e esmagar sua cabeça (Gen 3:15). Então ele mantém Israel em escravidão o máximo possível. Mas essa obstinação serviu para evidenciar o poder de Deus e para anunciar o Seu nome em toda a terra. (v. 16, citado e romanos 9: 17).

Mesmo face a face como poder de Deus e também com Sua misericórdia, que retirou sucessivamente as rãs, os piolhos, as moscas...o orgulhoso Faraó endureceu seu coração deliberadamente e não quis arrepender-se. Quantas pessoas endurecem seu coração na presença do maior de todos os milagres da graça: o filho de Deus morrendo pela salvação dos pecadores!

COMENTÁRIOS

15

Nenhum comentário: