quinta-feira, 20 de março de 2008

ÊXODO - PAG 64

.31.18 Tábuas do testemunho. Compreende-se que foram os Dez Mandamentos gravados nessas tábuas (24.12) embora pudessem ser também os termos da aliança que Deus fez com o Seu povo (19.5-8), ou ainda, a totalidade das leis registradas nos capítulo 20 até 23 (cf 24.3). Certamente o conteúdo mais importante da Arca haveria de ser esse par de tábuas (25.21). Pelo dedo de Deus. É esta intervenção direta, divina e singular, que leva todos os fiéis a reverenciar aos Dez Mandamentos como sendo um resumo da vontade divina.

Texto áureo: Não guardaram o coração de Deus e recusaram andar na sua lei. E esqueceram-se das suas obras e das maravilhas que lhes fizera ver.

(Salmo 78:10-11).

Leia Êxodo 32:1-10.

Talvez alguém preferisse passar direto da descrição do tabernáculo no capítulo 31 para sua construção no capítulo 35. Mas entre as duas coisasum sombrio episódio na história deste infeliz povo. No exato momento e, que Deus estava dando a lei a Moisés no monte, o povo estava embaixo transgredindo os dois primeiros mandamentos. E enquanto o Senhor instruía Seu servo acerca da adoração a Si mesmo, Israel iniciava uma adoração idólatra. Quão grande é a perversidade e a ingratidão humana, e a prontidão em esquecer a bondade de Deus (Salmo 78:11 e 106:19-23)! “Idolatrianão é somente o pecado de Israel e dos gentios. Ao recordar este episódio, o apóstolo Paulo se obrigado a advertir os cristãos (1 Coríntios 10:7, 14). Um ídolo é qualquer coisa que ocupa em nosso coração o lugar que pertence ao Senhor Jesus. Pode ser algo semelhante ao bezerro de ouro (1) à semelhança dos deuses deste mundo (os egípcios adoravam o touro Àpis), (2) projetado segundo os moldes da imaginação da mente humana, (3) feito com ferramenta para esculpir: o fruto de nossos próprios esforços (Isaias 44:10-12). Tudo isso pode acontecer quando perdemos de vista o retorno de nosso Mediador, Cristo, que agora está ausente, no céu, da mesma maneira que Moisés está ausente, no monte.

COMENTÁRIOS

32.1 Faze-nos deuses. O habito de idolatria apresenta no Egito era tão forte, que poucos dias sem ouvir a voz do profeta e líder dinâmico, eram suficientes para o povo voltar à lama idolátrica (2 Pe 2.20-22), uma descrição dos que voltam à vida mundana, após terem conhecido a Jesus Cristo.

32.4 Que te tiraram. Não se podia negar que houve grandes milagres quando os israelitas foram salvos da escravidão, embora o povo não quisesse atribuí-los a um Deus soberano e invisível, porque amavam a “deusesconvenientes, portáteis, que não viessem interferir na sua consciência.

32.10 De ti. Deus não depende do ser humano; se o povo não quisesse seguir nos seus caminhos, Moisés e sua descendência herdariam a Terra Prometida.

Texto áureo: Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim ab-rogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um

64

Nenhum comentário: