quinta-feira, 20 de março de 2008

ÊXODO - PAG. 84

33). Isso lembra dAquele que foi capaz de dizer ao Pai: “Eu te glorifiquei na terra, consumando a obra que me confiaste para fazer” (João 17:4). Mas a fidelidade de Moisés sobre todas as coisas referentes à casa de apenas uma pálida sombra da fidelidade do Filho, “o qual é fiel àquele que o constituiu”.ele revelou o Pai, santificou Seusirmãos edificou o verdadeiro tabernáculo do qual se tornou o sumo Sacerdote, estabeleceu uma nova ordem de coisas (ainda que tal ordem não seja visível e material), pela qual Deus pode ser conhecido e adorado. Com o último capítulo de Êxodo, chegamos ao fim de estudo deste maravilhoso tabernáculo. Ele ilustrou muitos aspectos da obra de Cristo e suas conseqüências. A primeira delas é que Deus desceu em glória para habitar no meio do povo (vv 34-35). Por isso em Pen- tecostes, sobre o fundamento da obra consumada de Cristo, Deus Espírito Santo desceu para formar a igreja, de acordo com Efésios 2:22, para serhabitação de Deus no Espírito”. Desde então, apenas da ruína, Ele, o guia divino, está presente, liderando e conduzindo o povo de Deus, como a nuvem sobre o tabernáculo conduzia Israel.

COMENTÁRIOS

40.34 A nuvem. O( livro esta terminando com uma descrição daquela Glória que encheu o Templo de Salomão, 1 Rs 8.10-11, e que é presente no santuário celestial, ap 15.8. Os crentes vão construindo o verdadeiro tabernáculo nos seus íntimos, à medida que se deixarem ser tomados pela plenitude de Deus, que o amor de Cristo faz brotar neles, Ef. 3.19.Na eternidade, esta glória divina lhes dará esplendor, na presença perpétua de Jesus Cristo o Cordeiro de Deus (Ap 21.23).

40.36,37 Quando Moisés, perto do fim de sua vida, descreve a nuvem de glória, relembra aos leitores que esta era a mesma nuvem que acompanhava, nas viagens, aos israelitas, as quais serão descritas nos livros que se seguem. Às vezes a glória da presença de Deus é um convite a prosseguir para gloriosas obras, e, às vezes, é um incentivo a permanecer paciente e fiel, embora em situação um tanto desagradável, mas obediente à Sua vontade.

40.38 Em todas as suas jornadas. Não consta de nenhuma promessa, que a vida nos dará tudo o que dela exigimos, mas que a presença de Deus é que nos trará a vitória em quaisquer circunstâncias. Assim, Jesus acompanha os fieis à medida que avançam proclamando o evangelho: “E eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculosMateus 28.18-20).

OBRIGADO MEU QUERIDO SENHOR, POR TUDO QUE TENHO RECEBIDO DE TUAS SANTAS MÃOS, EM NOME DE JESUS, AMEM

CARO LEITOR ENCONTRADO ERRO DE DIGITAÇÃO FAVOR COMUNICAR-ME

www.dilmarpereira@globo.com

tel.: (21) 2567 1288.

djlp

84

Nenhum comentário: