sexta-feira, 21 de março de 2008

ÊXODO - PAG. 11

6.26 São estes. A pausa para definições e explicações é o prelúdio ao grande ato de salvação, que agora passarão a ser descritos.

6.29 Eu sou. A mensagem dos servos de Deus vem da relação que Deus lhes concede da sua própria natureza.


Texto áureo: Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato e piedade. (2ª Pedro 3: 11).

Leia Êxodo 7: 1-13.

No Salmo 90 (uma oração de Moisés), Moisés se refere à idade de 80 anos como o limite da vida para o homem robusto. No entanto, foi nesta mesma idade que ele próprio começou seu serviço (v.7). Quando Deus escolhe um servo, Ele começa por colocar de lado a força natural daquele que é chamado e lhe providencia novas fontes de força que emanam do próprio Deus.

O Senhor revelou Seus pensamentos antecipadamente a Moisés e Arão. As coisas que eram conhecidas comopragaspelos egípcios (9:14) são concebidas para a instrução moral deste. É assim que Deus instrui os cristãos sobre o significado do mundo, quanto ao que de fato ele é, no que diz respeito a Satanás e como ele engana suas pobres vítimas. Sua Palavra nos faz entender os grandes julgamentos que recairão sobre os homens que não se arrependem. Fala-nos também sobre como Ele tirará o Seu povo redimido deste mundo para colocá-lo na morado celestial (v.4). Portanto, queridos amigos cristãos, estando conscientes de todas essas coisas, que precisamos ser em todo santo e proceder e piedade!

Na presença do Faraó e de seus servos Moisés e Arão realizaram os sinais que lhes foram dados no capítulo 4. Representando a vitória sobre Satanás (a serpente) e o pecado (a lepra), podemos ver nestes sinais uma perfeita ilustração do próprio evangelho.

COMENTÁRIOS

7.1 Disse o Senhor. A palavra de Deus era fundamento da comunicação de Moisés, a fonte de onde sua coragem emanou. *N. Hom. Tu falarás tudo que eu te ordenar. Este é o dever de cada servo de Deus. Ninguém deve guardar silêncio na espera de oportunidades maiores (2ª Tm 4.2). Temos de declarar todo o conselho de Deus (At. 20.27), nada retendo, nem mesmo as coisas que podem ofender, para não sermos profetas das coisas aprazíveis e de ilusões (Is 30.10). Não devemos pregar nossas próprias opiniões e teorias, mas seguir o exemplo do próprio Jesus Cristo que anunciava a mensagem prescrita por seu Pai (Jo 12.49). Isto quer dizer que nos devemos cingir fielmente da verdade bíblica (Ef 6.14).

7.3 Endurecerei. Os corações dos homens estão debaixo da autoridade soberana de Deus (Rm 9.18). A resistência de Faraó0 eras a causa dos sinais e das maravilhas pelas quais Deus se revelou de maneira inesquecível ao seu povo. O endurecimento é um salário do pecado da rebelião contra a mensagem de Deus, lentamente tirando do incrédulo a capacidade de se converter. É por isso que cada pessoa que escuta o convite do evangelho nunca deve protelar a sua aceitação da salvação que Cristo oferece a todo a-

11

Nenhum comentário: