quinta-feira, 20 de março de 2008

ÊXODO - PAG 57

seu povo. Jesus, fiador da superior Aliança, sempre intercede por nós (Hb 7.20-25).


Texto áureo: Vestirei de salvação os seus sacerdotes, e os seus santos rejubilarão. (Salmo 132:16).

Leia Êxodo 28: 31-43.

A sobrepeliz, toda azul, a qual Arão tinha de usar debaixo da estola, nos fala do caráter celestial de nosso Sumo Sacerdote. Enquanto Ele tinha sido feito mais alto do que os céus (Hebreus 7.26), é dado um testemunho dEle na terra por esses irmãos vivendo em união, sustentados pelo Seu sacerdócio no céu, os quais ao mesmo tempo compreendiam, por assim dizer, a “orla das suas vestes” (Salmo 133: 1-2). As campainhas nos fazem pensar naquilo que devia ser ouvido na vida dos filhos de Deus. Seu tilintar evidenciava que o sacerdote está vivo. Demonstrando a todos à nossa volta que Cristo está vivo? As romãs representam fruto: aquilo que deve ser visto na vida dos santos quando permanecem presos à “sobrepeliz” do Homem celestial (veja João 15.5). E é bom enfatizarmos aqui: desde que as campainhas e as romãs são iguais em número, palavras e atos devem andar de mãos dadas na vida de todo filho de Deus. Porém, se nos sentimos fracos e deficientes no testemunho e serviço, temos um recurso infalível: Jesus Cristo diante de Deus em Sua absoluta santidade, tendo em sua testa a lâmpada de ouroSantidade ao Senhor”. Enquanto pensamos nEle, não devemos mais nos ocupar com nossas fraquezas, mas com Sua perfeição (Salmo 84:49).

A última parte do capítulo descreve as vestes dos filhos de Arão e nos faz pensar na promessa do Salmo 132:16.

COMENTÁRIOS

28.35 Para que não morras. Era o sinal audível para que o sacerdote não ousasse entrar no santuário sem estar vestido com as vestes da consagração sacerdotal: para que o povo, fora, np átrio, soubesse que o seu sacerdote estava ali cumprindo as várias partes do culto, sem ter morrido naquele lugar tão sagrado, por causa dos pecados da nação.

28.36 Santidade. A palavra inclui o sentimento de ser separado das preocupações diárias e estar sempre pronto no servir a Deus; preservado da concupiscência da carne, a fim de estar adorando a Deus em espírito e em verdade. O Fato de o sacerdote assim se santificar, torna-o digno de levantar as ofertas do povo no altar, pois mesmo que o povo tivesse pecados, o sacerdote se responsabilizava por ele (38). Assim as nossas orações chegam ao trono de Deus mediante o Espírito Santo (Rm 8.26-27). Assim também Jesus Cristo atribui justiça aos seres humanos indignos (Rm 5.1,15-19) sendo nosso Sacerdote Eterno (Hb 7. 11-19)

28.40 Os filhos de Arão. Não tinham direito aos três objetos simbólicos, que só podiam pertencer ao Sumo Sacerdote: a estola sacerdotal e o peitoral (ambos com as pedras que guardavam a memória sagrada dos filhos de Deus) e a lâmina de ouro (36), pela qual o sacerdote declara santificadas as ofertas do povo.

28.41 Ungirás, consagrarás e santificarás. Aqui se a gloriosa função dos sacerdotes. Não tentam usurpar os títulos e os atributos do nosso único Salvador (40), mas em tudo

57

Nenhum comentário: