quinta-feira, 20 de março de 2008

ÊXODO - PAG. 66

Moisés ao Senhor e disse: Ora, este povo pecou pecado grande, fazendo para si deuses de ouro. Agora, pois, perdoa o seu pecado; se não, risca-me, peço-te, do teu livro, que tens escrito. (Êxodo 32: 30-32).

Leia Êxodo 32: 21-35.

Moisés ficou muito indignado. Há pouco demonstrara grande zelo pelo povo diante do Senhor, agora estava zeloso pelo Senhor diante do povo. Ele pede explicações a Arão, porém este lhedesculpas em vez de se humilhar. Então uma terrível tarefa é imposta aos filhos de Levi e isto para nos mostrar que a gloria de Deus deve ter sempre a primazia sobre os laços familiares ou de amizade. Os filhos de Levi são fiéis ao Senhor tomará isso mais tarde em consideração ao lhes confiar o serviço do tabernáculo (Deuteronômio 33:9-10). Deus não nos usará em Seu serviço antes de colocar à prova a nossa fidelidade.

Por último, encontramos Moisés novamente na brecha, na posição de intercessor. Ele revela os fatos a Deus, diferentemente de Arão, sem ocultar nada. Espera ser capaz de fazer propiciação pelo pecado do povo e se oferece para receber o castigo no lugar do povo. Isso nos lembra o apostolo Paulo, que a si mesmo desejaria seranátema, separado de Cristo, por amor de“ seusirmãos”, seuscompatriotas, segundo a carne” (Romanos 9:3). Mas sacrifício como esse não é possível. As Escrituras declaram que “ao irmão, verdadeiramente, ninguém pode remir, nem pagar a Deus o seu resgate” (Salmo 49.7) e quecada um de nós dará contas de si mesmo a Deus” (Romanos 14:12). Cristo podia fazer expiação pelo pecador, porque Ele era sem pecado.

COMENTÁRIOS

32.22 Propenso para o mal. A responsabilidade pelo pecado é individual, embora haja os tentadores. Desde o tempo de Adão procura-se desculpas para o pecado, apara o pecado, acusando-se a terceiros (Gn 3:12).

32.24 Saiu este bezerro. Era uma desculpa ridícula, como se o bezerro se tivesse fabricado a si mesmo. Mas, pelo contrário, no mundo espiritual, quemouvidos às dúvidas, às tentações e às forças que destroem sua consciência, verá, com espanto, que seu pecado, pesado e bem forjado, se tornou uma realidade concreta e esmagadora em sua vida.

32.31 Disse. Deus não precisa de informações, mas devemos expor-lhe nossa situação em oração. Devemos ser bem específicos em nossos pedidos, especialmente quando pleiteamos a graça divina, numa situação de desgraça ou num caso de propiciação (30).

32.32 Risca-me. Moisés se identificou de tal maneira como povo que Deus havia confiado aos seus cuidados pastorais, que se tomou semelhante a Cristo (Hb 2.17); Jo 15.12-15; Sl 77.20). Livro. O relatório dos que pertencem a Deus por toda a eternidade. Moisés, pois, era um bom pastor que não receava dar a vida pelas suas ovelhas.

32.34 Anjo. Provavelmente, a presença real de Cristo antes de sua encarnação (cf 33.2-3 com 1 Co 10.4). Vingarei. A palavra, aqui, simplesmente quer dizer, aplicar a justa punição.


66

Nenhum comentário: