sexta-feira, 21 de março de 2008

ÊXODO - PAG. 20

se salvar sozinho.

10.19 Nem ainda um só. Deus faz sua parte com perfeição, em resposta à oração de fé do seu servo obediente. Mas nem esta prova graciosa serviu para Faraó, uma vez passado o perigo.

10.21 Trevas. Esta praga veio sem prévio aviso. Resposta imediata à perfídia de Faraó, mencionada na v. 20. Não se sabe qual foi a causa imediata das trevas, talvez uma tempestade de areia ou umas nuvens espessas de cinzas, vindas de uma erupção vulcânica da região da Grécia; sabe-se somente que eram limitadas, não chegando ao lugar dos israelitas, v. 23.

Texto áureo: Então, todos estes teus servos descerão a mim e se inclinarão diante de mim, dizendo: Sai tu e todo o povo que te segue as pisadas; e, depois, eu sairei. E saiu de Faraó em ardor de ira (Êxodo 11:8).

Leia êxodo 10: 24-29 – 11:1-20.

Nove pragas flagelaram uma após a outra, a terra do Egito. Mas ainda restava a décima, mais terrível que as anteriores, cujo significado veremos a seguir. Mas esta é precedida por uma última imposição do Faraó: “Ide, servir ao Senhor; somente fiquem vossas ovelhas e vossas vacas”(v.24). O objetivo era impedir que o povo oferecesse seus sacrifícios. Vemos claramente nessa situação os esforços de Satanás para nos dAquele que era o perfeito Sacrifício Ele faz de tudo para roubar nosso gozo em Cristo, especialmente quando nos reunimos para adorá-Lo. Infelizmente, ele tem sido bem-sucedido nisso. O resultado é perda para nós e, acima de tudo, Deus é roubado da preciosa oferta que Ele espera de Seus redimidos. E de modo geral a resposta de Moisés nos faz lembrar que Deus tem direitos não apenas sobre nós, mas também sobre tudo o que é nosso.

Moisés, a essa altura dos acontecimentos, é tornado por uma grande ira (v.8). Vemos em outras ocasiões esse homem de Deus sucumbir à ira, apesar de sermui manso”, mais do que todos os homens que havia sobre a terra (Números 112:3; 16: 15; 31:14; ver Êxodo 16:20; 322:19; Levítico 10:16). Mas essa ira tinha como alvo a glória de Deus e o bem de seu povo.” Será que a nossa ira sempre uma causa justa?

COMENTÁRIOS

10.24 Faraó chamou. Chamou para oferecer seu quartoacordo amistoso” (os demais se acham em 8.25,28 e 10.11). Vê-se cada vez mais forçado a conceder algo mais, sem nunca lhe vir à mente a necessidade de obediência; tão somente o interessava a própria autoridade real, não aprendendo que o Altíssimo tem autoridade sobre o reino dos homens ( Dn 4.32; Ap 19.16).

10.26 Nem uma unha. Moisés aprendeu a lição de obediência completa à vontade de Deus, e sabe que o alívio momentâneo de algum compromisso com a exigência do mundo, comprometeria a plenitude de alegria da vitória, na sua comunhão com Deus. O ser humano tem de comparecer perante Deus, com seus bens, com seu tempo, com seu cará-

20

Nenhum comentário: