sexta-feira, 21 de março de 2008

ÊXODO - PAG. 31

15. 27 Então. Os que viajam para o sul do Sinai descobrem este Oásis, depois de um dia de viagem a camelo além de Mara.

Texto áureo: Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas

(Filipenses 2:14).

Deixando, pois, toda malícia, e todo engano, e fingimentos, e inveja, e todas as murmurações. (1ª Pedro 2:1).

Leia êxodo 16:1-12).

Murmurações diante do Mar Vermelho (14:11-12), Mara (15:24), novamente no deserto de Sim (16:24), logo depois em Refidim (17:1-3)! Infelizmente, este é de fato um espelho fiel de nosso próprio coração, tão pronto a esquecer a misericórdia que dura para sempre! Alguns dias antes, este povo estava cantando com todo o seu coração o cântico do livramento. Agora este mesmo povo murmura contra Moisés e Arão. Na verdade as queixas são contra Deus (v.8). Queridos crentes no Senhor Jesus lembremos que, se estamos descontentes com outros ou com as circunstâncias nas quais vivemos, na verdade é com Deus que estamos insatisfeitos. E quando às preocupações que temos pelas coisas necessárias a esta vida, não são elas uma afronta Àquele que disse: “Não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber...”(Mateus 6:25, 34;. veja também Salmo 23:1)? Ele mesmo ficou sabendo o que é estar no deserto e com fome. Porém, em total submissão, ele recusou o engano do tentador. Ele esperou em Deus, na mais completa confidência, pelo suprimento de suas necessidades.

Que paciência da parte do Senhor! Em lugar de castigar o povo, ele começa mostrando-lhes Sua glória (vv. 7, 10) e ocupa-se em saciar a fome deles.

COMENTÁRIOS

16. 1 Sim. O deserto que se estende até o sul da península.

16. 2 Congregação. A palavra é usada quase no sentido de “Igreja”. Realmente, o sentido é o da coletividade dos que foram chamados a sair da vida mundana ou do paganismo para se tornarem povo de Deus.

16. 3 Panelas de carne. A terceira grande murmuração era causada pela fome. A pessoa ingrata sempre sonha com outras condições longínquas, nunca quer enfrentar o presente (cf. Rm, 1.21).

16. 4 À prova. Juntamente com as providências de Deus, viriam certos mandamentos a serem cumpridos (20 e 26).

N.C. da Bíblia. A porção para cada dia (4). Melhor: “porção diária para cada dia”. Para que eu veja se anda em minha lei ou não (4). Os meios sobrenaturais pelos quais era providenciado o alimento, bem como os preceitos ligados ao mesmo, serviam de teste para verificar se confiariam no poder e obedeceriam à lei de um Deus invisível. Sabereis (6) O Senhor haveria de mostrar que foi Ele (6) e não Moisés e Aarão (3) que os tinha tirado do Egito, dando-lhes carne naquela tarde, miraculosamente.

16.9 Quem somos nós? O fiel servo de Deus nada mais tem a fazer senão pregar e viver a

31

Nenhum comentário: