quinta-feira, 20 de março de 2008

ÊXODO - PAG. 75

de Deus, antes de proclamada não haver mais tempo (Jô 9. 4-5).

36. 8 Aqui começa a lista das obras feitas para construir o Tabernáculo, que continua até 38: 20. Algumas notas já foram colocadas nos capítulos 25 até 30, acrescentando uma visão parcial do significado dos objetos. Tais capítulos devem ser estudados juntamente com os que se seguem daqui para a frente.

36.9 Vinte e oito côvados. Cerca de 13 metros, tendo o côvado 46cm.

36.13 Colchetes de ouro. Prendiam os dois conjuntos ou agrupamento de cinco cortinas cada um. Desta maneira era possível carregar e montar as cortinas do Tabernáculo, sem o empecilho do seu peso, o que haveria se as cortinas fossem juntadas de um modo permanente.

Texto áureo: Porque foi subindo como renovo perante ele e como raiz de uma terra seca; não tinha parecer nem formosura; e, olhando nós para ele, nenhuma beleza víamos, para que o desejássemos... (Isaías 53:2).

Leia Êxodo 36:14-34.

Os materiais tinham sido reunidos, os trabalhadores designados, e agora a construção do tabernáculo está prestes a começar. Termos a oportunidade de observar em tudo isso vários tipos de figuras e algumas novas instruções.

São enumeradas primeiro as cortinas para servirem de tenda sobre o tabernáculo. A primeira, a mais bela, podia ser vista de dentro, graças à luz do candelabro,quando o sacerdote estava nos santo lugar. De semelhante modo, as multiformes glórias de Jesus somente podem ser entendidas e apreciadas graças à luz que o Espírito Santo proporciona, e isto na presença de Deus. Por outro lado, na quarta cobertura, feita de peles finas, o tabernáculodistinto dos templos antigos (e também dos modernos edifícios religiosos) – não havia nada do lado de fora que chamasse a atenção. Isso nos faz lembrar dAquele que não tinha aparência nem formosura, e dAquele que nada tinha que fizesse que agradasse aos homens (Isaías 53:2; João 5:41). Que Deus nos guarde das atrações mundanas e do espírito que no mundo opera; que Ele nos guarde de desejar as suas glórias transitórias, de querer as honras por algum feito maior do que o nosso Mestre praticou.

Solidamente fundadas as bases de prata, as tábuas, figura dos redimidos, nos fazem lembrar a exortação do apóstolo: “Sim, amados, permanecei, deste modo, firmas no Senhor” (Filipenses 4:1).

COMENTÁRIOS

36.14 Tendas sobre o Tabernáculo. Cf 26:7, nota

36.15 Cortinas. Esta camada de cortinas grossas seria para proteger as cortinas da

cobertura interior do Tabernáculo do sol e do mau tempo. Trinta côvados. Esta cortina, sendo dois côvados mais longas do que as cortinas internas, podiam cobrir satisfatoriamente o Tabernáculo. A opinião apresentada no “Dictionary of the Bible”, de Smit (vol. III, p 1452-154), de que havia uma viga colocada no meio do teto, o qual era sus-

75

Nenhum comentário: