quinta-feira, 20 de março de 2008

ÊXODO - PAG 59

damos... (1Crônicas 29:14).

Leia Êxodo 29:19-30

A cerimônia prosseguia; naturalmente, os filhos de Arão não haviam sido purificados para fazer depois disso o que desejassem. Eles eram consagrados, separados para o serviço do Senhor. Em Israel somente a família de Arão exercia o sacerdócio, mas, agora, todos os que fazem parte do povo de Deus são chamados para essa nobre tarefa. Amigo crente, se em Seu grande amor Deus lhe salvou, é para que daqui em diante você seja completamente consagrado a Ele. O sangue sobre a ponta da orelha direita, sobre o polegar da mão direita e sobre o polegar do direito (v.20) mostra que essas partes do corpo, as quais falam respectivamente de obediência, ação e andar, eram santificadas a fim de que fossem colocadas à disposição de Deus pelo pode do Espírito Santo (o óleo no sangue).

Observe que a expressão traduzida pela palavraconsagração significa literalmenteencher suas mãos”. Ademais, longe de se ver nisso (como fazem alguns) um ato pelo qual nos oferecemos ao Senhor (podem os dar a Ele algo que lhe pertence)., compreendemos, ao contrário, que as nossas mãos, ou melhor, o nosso coração, precisa primeiro ser preenchido por Deus, para que possamos “mover” as ofertas (Cristo) perante Ele (v.24; 1ºCrônicas 29: 14).

COMENTÁRIOS

29.19 O outro carneiro. Outro carneiro é necessário para mostrar a plenitude do significado do sacrifício: o primeiro (15) era totalmente consumido no fogo (18), apontando para a necessidade de um sacrifício total, que foi cumprido de uma vês para sempre na pessoa de Cristo. O segundo carneiro se chama de consagração (26). O sacerdote solenemente oferece parte dele em sacrifício pessoal a Deus e se alimenta do seu peito. Isto ilustra a necessidade que todo crente tem de alimentar-se da vida do Cristo ressurreto e de oferecer a Deus sua própria vida transformada por este sacrifício.

29.20 Orelha. A primeira coisa que precisa ser consagrada é a ouvido. Nota-se que a vem pelo ouvir a Palavra de Deus (Rm 10.11ss). Temos de ser discípulos ensinados por Deus (Is 50.4). Depois vem a prática do que aprendemos, a obediência nas atividades diárias envolvendo as mãos e o polegar. Depois os pés que devem andar perpetuamente nos caminhos de Deus (Sl 1.1.).

29.26 Oferta movida. O significado deste tipo de oferta é que é primeiro dado a Deus, de maneira simbólica (sacudida ou abanada perante o altar) e depois recebida de volta pelo sacerdote, que faz uso dela. O servo de Deus deve fazer uso reverente dos bens deste mundo para se conservar em condições de servir (cf nota Lv.7.30).

29.28 Obrigação...devida. aqui se claramente que esta oferta é para o benefício dos sacerdotes e que tem de ser custeada pelo povo de Deus, volta às mãos dos Seus servos dedicados.

29.29 Seus filhos depois dele. Aqui refere a toda descendência sacerdotal. O ser humano é mortal, mesmo que seja sacerdote; Cristo tem o sacerdócio eterno, perfeito e intransmissível (Hb 6.20; 7.24).


59

Nenhum comentário: