sexta-feira, 21 de março de 2008

ÊXODO - PAG. 24

Chama de segunda morte, reservado para os que não se colocam sob a proteção do sangue do Cordeiro de Deus.

Não havia diferença entre o cativo e o próprio Faraó. E também não haverá diferença quando todos os mortos, “os grandes e os pequenos”, estiverem em pé diante do grande trono branco de Apocalipse 20.

Para os filhos de Israel é o tempo da partida, Eles comeram a páscoa apressadamente, com seuslombos cingidos, e sandálias nos pés e cajado na mão” (v. 11), demonstrando assim ser um povo separado, estrangeiro, pronto para partir. Nós também somos peregrinos e estamos preparados para deixar este mundo a qualquer instante. As outras pessoas deveriam perceber isso pelo nosso zelo por Deus, pelo nosso desinteresse nas coisas deste mundo, pela nossa sóbria maneira de viver. Em resumo, por todo o nosso comportamento, as pessoas deveriam perceber que, pelo fato de termos sido comprados pelo sangue do Cordeiro, estamos prontos para partir a qualquer momento rumo ao nosso lar celestial e eterno.

COMENTÁRIOS

12.29 Os primogênitos. Nem o herdeiro do trono é capaz de escapar ao juízo de Deus, nem o filho do escravo encarcerado é insignificante demais para ser objeto da justiça divina.

12.31 Chamou. Esta audiência foi marcada por Deus, não por Moisés nem por faraó, que se tinham despedido mutuamente com grande ira (10.28-29,11.8). Como tendes dito. Agora é Faraó que se preocupa em cumprir as ordens divinas até a última risca. Se somos fracos em pregar a Palavra de deus, devemos, ao menos, ter no poder do excelso Senhor em comprovar a Mensagem.

12.32 Abençoai-me. Recusando entrar no ambiente da bênção de Deus, pelo caminho normal da e da obediência à Sua Palavra, Faraó ainda foi forçado a reconhecer que lhe faltava alguma coisa. que não quis pagar o sacrifício do próprioeu”, com um arrependimento real.

12.33. Apertavam. Como Moisés tinha predito: são os próprios egípcios que estão pedindo a saída dos israelitas (11.8).

12.36 Despojaram. Não pelo roubo, mas pelo favor, foi que os israelitas ganharam daqueles que não tinham seus corações endurecidos e que aprenderam algo das revelações de Deus (9.20,10.7).

12.37 Sucote. Parece ser a cidade de Pitom, bem ao norte do Mar Vermelho. As grandes estradas centrais, guardadas por fortificações, se achavam muito mais para o norte (cf 13.17). Parece que até dois mil anos atrás, o Mar Vermelho se estendia quase até .

12.38 Misto de gente. Talvez aventureiros, curiosos e pessoas deslocadas por causa das dez pragas.


Texto áureo: Nosso Senhor Jesus Cristo... se deu a si mesmo por nós, para nos remir de toda iniqüidade e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras.

(Tito 2:12-14).

Leia Êxodo 12: 40-51 -13:1-10.

24

Nenhum comentário: