sexta-feira, 21 de março de 2008

ÊXODO - PAG. 35

batalha não depende da força dos combatentes, mas da deles e das orações do Senhor Jesus.

Nesta história, Josué nos ensina a lutar e Moisés nos ensina a orar (Salmo 144:1-2).

COMENTÁRIOS

N.C. da Bíblia - A rebelião em Refidim e a batalha com Amaleque (17:1-16). Suas jornadas (1) Ver Núm. 33: 12-14. Dá-nos água (2). Não esperavam poder receber água, pelo que tais palavras foram ditas num espírito de ira e incredulidade. Tentais ao Senhor? (2) Melhor ainda: “experimentais ao Senhor?” Em português moderno tentar significa “incitar ao mal”. A palavra aqui tem o significado de “testar”, isto é, provar se realmente Ele faria conforme tinha dito que faria (ver versículo 7). Aqui fica subentendida a incredulidade, mas não em Gên. 22:1. Toma contigo alguns dos anciãos (5). Como representantes do povo, para que testemunhassem a lição aprendida ao povo. Estarei ali diante de ti (6). “Estarei presente com minha onipotência” (Dillmann). A rocha de Horebe (6). conhecida por Moisés (ver 3:1). Massa... Meribá (7) Esses nomes que significam “a tentação” e “a contenda”, tal com muitos outros termos descritivos, pertencem mais ao acontecimento que ao lugar onde ocorreu o acontecimento. Portanto, se o acontecimento se repetir, assim pode repetir o nome significativo. Assim, houve mais de uma “contenda”, pelo que também Meribá foi aplicado a mais de um lugar e ocasião. Ver Num. 20: 13 e cf. Num, 14:45; 21:3; Det. 1:14.

Então veio Amaleque (8). Provavelmente como castigo divino por causa de suas murmurações. Os amalequitas eram um ramo da raça adomita, descendentes de Esaú (Gen. 36:12,16). Uma tribo nômade que vivia principalmente no deserto ao sudoeste da Palestina, e que se mostrava ‘especialmente hostil contra Israel. Eles atacavam primeiramente os fracos, que iam na retaguarda da multidão (Deut. 25: 17,18). Josué (9). Seu nome original era Oséias (salvação), mas foi chamado de Jehoshua (Jeová é salvação) por Moisés Num.13:16).Escolhe-nos homens (9). Soldados selecionados combateriam melhor que uma multidão desajeitada. Hur (10) Descendente de Judá ´por meio de Perez e Hesrom; e avô do habilidoso Belzaleel (1Cr. 2: 19,20). Ele compartilhou da liderança com Aarão, quando Moisés subiu ao Sinai (24:14). Quando Moisés levantou a mão... (11) Esta passagem não ensina necessariamente que os combatentes pudessem ver as mãos de Moisés, ou que a bênção de Deus sobre eles viria com a posição física de suas mãos; mas visto que as mãos elevadas eram símbolos do coração elevado em oração intercessória, serviram para ensinar o valor da oração e da inteira dependência de um homem de Deus exclusivamente. Sustentaram as suas mãos (12). Sustentando seu corpo também fortaleciam sua mente e espírito para o exercício da oração.

17.11 Levantava a mão. Gesto bíblico da oração de e confiança. Moisés sentia mais cansaço físico quando estava atendendo às dificuldades da batalha do que quando em comunhão com Deus (Mt. 14.30).

17.14 Escreve. Foi talvez no tempo da saída do Egito, que os israelitas adaptaram os hieróglifos do Egito, para formar um alfabeto hebraico. A cultura que Moisés recebeu como príncipe no Egito o levou para este grande passo. Memória. Lembrança haveria dos amalaquitas, pelo próprio fato de Moisés descrever esta batalha. Mas quanto aos vestígios, é que lhes deveria desaparecer, pela ordem de Deus.

35

Nenhum comentário: