quinta-feira, 20 de março de 2008

ÊXODO - PAG 70

torne incapaz de reconhecer, julgar e punir o pecado, (7). Se Deus perdoa o pecado, mas não inocenta o culpado, compreendemos ser necesário que Deus nos desse Seu Filho em sacrifício para expiar as nossas culpas, que custariam a nossa destruição eterna. Ante revelação de tamanha bondade, Moisés torna a pedir a presença divina entre Seu povo (9).

34.10 Uma aliança. Assim como a presença de Deus fora revelada com milagres no meio do Seu povo, no Egito, em prol os israelitas e contra seus perseguidores, agora também, a repetição da presença de Deus pleiteado por Moisés, v.9, seria uma coisa terrível. Haveria milagres para despertar o temor, a reverência e para a destruição dos idólatras pagãos de Canaã (11-16).

Texto áureo: E matou Adonias ovelhas, e vacas, e bestas cevadas, junto à pedra de Zoelete, que está junto à fonte de Rogel, e convidou todos os seus irmãos, os filhos do rei, e a todos os homens de Judá, servos do rei. Porém a Nata, profeta, e a Benaia, e aos valentes, e Salomão, seu irmão, não convidou (Êxodo 34: 5-6).

Leia êxodo 34: 12-26

Pela segunda vez Moisés está com o Senhor no monte por quarenta dias. Como conseqüência do que tinha acontecido, Deus se faz conhecido com umDeus zeloso” (v.14), que deseja ser o único objeto de Seu povo. Não que um ídolo pudesse fazer algum mal a Ele. Que rivalidade poderia existir entre o Criador dos mundos e os deuses de ouro, de pedra ou de madeira, obra de mãos de homens? Mas Ele é “zelosoporque sabe que a felicidade dos Seus consiste em amar a ninguém mais do que a Ele mesmo e que a idolatria sempre conduzirá à frustração. Também é porque o fraco amor deles tem um grande lugar em Seu coração. A primeira epistola de João, a qual fala muitíssimo de amor, termina com a exortação “Filhinhos, guardai-vos dos ídolos.” (1 João 5:21 ).

“Abstém-te de fazer aliança com os moradores da terra para onde vais, para que te não sejam, por cilada”, adverte o Senhor, que conhece a existência de cilada e a probabilidade de cairmos nela (v. 12), Ele acrescenta: “Não suceda que...alguém te convide, e comas dos seus sacrifícios” (15). Tenhamos a coragem de recusar os convites de amigos e colegas mundanos. Melhor ainda. Demonstremos um comportamento tal que ninguém queira ou nem mesmo pense em nos convidar a tomar parte em seu comportamento mundano (1 Reies 1: 9-10).

O Senhor repete aqui algumas instrução dadas nos capítulos 21 e 23 acerca do que lhe é devido.

COMENTÁRIOS

34.12 Cilada. Os israelitas iam entrar num lugar de cultura elevada, com cidade, agricultura e uma religião organizada, etc. Seria fácil para descendentes de escravos, depois de longos anos no deserto, simploriamente abraçar a organização de Canaã. A todo custo deveria evitar a cilada de aceitar o pagamento w sua cultura.

34.15 Se prostituindo. A palavra é empregada para ilustrar a infidelidade religiosa, mormen-

70

Nenhum comentário: