sexta-feira, 21 de março de 2008

ÊXODO - PAG. 4

.3.2 Não se consumia. Luz e calor sem destruição. Moisés podia,através desse milagre, compreender a natureza da comunhão com Deus.

3.3 Maravilha. É a simples curiosidade que, às vezes, leva a pessoa a pensar nas coisas sobrenaturais, justamente quando estaria apenas interessado em seus afazeres diários.

3.4 Vendo. Deus exige uma prova de nossa , quando de suas revelações, para que se nos revele mais profundamente.

3.6 Aqui, Deus, especificamente, se revela como o mesmo Deus das promessas feitas aos Patriarcas, um por um: “Em ti serão benditas todas as famílias da terra” (Gn 12.3 e 3.6-14).


Texto áureo: Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós. (Êxodo 3:13).

Leia êxodo 3: 7-22).

Durante os longos anos de servidão no “forno de feno” do Egito (Deuteronômio 4:20), Deus não esteve indiferente aos sofrimento de Seu povo. Ele relembrou Suas promessas a Abraão (Gênesis 15:13-14) , a Isaque (Gênesis 26:3) e a Jacó (Gênesis 46: ) Aproximava-se o tempo em Ele próprio Se revelaria aos Seus por intermédio de Moisés, como o Deus dos pais deles e, ao mesmo tempo, como o Deus que pensa amorosamente neles como o propósito de libertá-los. É dessa mesma maneira que Ele pode ser conhecido hoje por todos aqueles que gemem sob o peso de seus pecados! O estado de perdição e miséria de Suas criaturas não O deixaram impossível, pois Ele via as aflições de Israel e ouvia seus gritos e suspiros. Mas Deus não Se satisfaz em apenas tomar conhecimento de seu “sofrimento” (v.7). Ele acrescenta: “Portanto, desci para livrá-lo” (v.8).

Deus veio até nós em Jesus; é somente através dEle que somos libertados. Será que Deus com isso já completou Sua obra? Não, além disso, ele quer nos fazer Seu povo, quer que tenhamos um relacionamento com Ele e quer nos enriquecer (v.22). Deus revelou Seu Nome a Moisés. Ele é o “Eu sou”, Aquele que preenche a eternidade com Sua presença. Ele existe, Ele é o todo o mais resulta disso (Isaias 43: 11, 13, e 25).

COMENTÁRIOS

3.7 Conheço. Já antes da própria criação do mundo Deus previa as aflições de seu povo. Fato este tornado mais claro após a obra por Deus realizada (Hb 4. 14-16).

3.8 Desci. Ainda que Deus esteja presente em todo lugar, em alguns encontros com certos homens, como nesta ocasião, Deus se manifestou de modo especial.

3.10 Nota-se que quando Deus se compadece dos aflitos, e promete sua intervenção, é o próprio homem que recebe uma comissão sobrenatural para ser o instrumento nas mãos divinas.

3.11 Quem sou eu? O ser humano sempre deve reconhecer sua impossibilidade de fazer as obras de Deus. Mas Moisés está levantando a primeira de uma série de objeções.

3.12 Eu serei contigo. A promessa da presença real de Deus é a resposta total à fraqueza humana (compare a misão e a promessa descritas em Mt 28.18-20).

3.14 Eu sou. Este verbo, numa forma que produz o passado, presente e futuro ao mesmo tempo, dá o nome transliterado Jeová (Yahweh), que indica a natureza eterna e imutável de

4

Nenhum comentário: