sexta-feira, 21 de março de 2008

ÊXODO - PAG. 17

muito orgulho de todo o progresso científico através da qual o homem acredita poder controlar as forças da natureza. Contudo, para lembrá-lo quem é o Mestre do mundo, Deus permite desastres naturais, flagelos imprevisíveis: terremotos, epidemias, vírus mortais... tudo isso para mostrar ao homem que criatura insignificante ele é, e acabar com o seu orgulho (Jô 38:22-23). De todas as formas possíveis, ele procura voltar os pensamentos do homem para si mesmo. De fato, são situações assim que nos fazem refletir e nos preocupar com nosso destino eterno. Quantas almas em aflição encontraram abrigo em Jesus, não somente para as tempestades deste mundo, mas contra a condenação eterna!

Deus mede cuidadosamente o tamanho da prova. Ela não durará mais do que Ele permitir. A cevada e o linho são afetados, mas não o trigo e centeio (vv. 31-32). Quanto ao Seu amado povo, ele desfruta de sua maravilhosa proteção durante todo o período da tempestade ( v.26).

COMENTÁRIOS

NCdaB. Agora aproximava-se o tempo quando não apenas suas propriedades mais suas próprias pessoas começariam a ser feridas. Recolhe o teu gado (19). Deus não é um bárbaro. Foi dada oportunidade ate mesmo aos egípcios para que demonstrasse, por esse ato exterior, que acreditavam no Senhor e respeitavam Sua palavra.

9. 20 Assim como antes houvera uma distinção entre o povo de Israel e os egípcios, agora a distinção não é mais de nacionalidade, mas entre aqueles que aceitam a Palavra de Deus e os que a rejeitam (21). O novo Israel de Deus é composto dos que têm (Rm 4.11).

9.25 Esta chuva produziu uma destruição geral das plantas, dos animais e homens, mas não tocou nada dos israelitas (26) e ainda houve possibilidade para outras pessoas tomarem suas providências contra esta anormalidade, aceitando o aviso dado por Moisés.

9.27 Tudo o que aconteceu, Faraó tinha aprendido algumas verdades religiosas: seu próprio pecado em face da justiça divina, e a impiedade das organizações meramente humanas. Mas aprender assim é fácil; é o arrependimento que põe o ser humano em contato com a graça de Deus. Sem isto, todo o conhecimento religioso serve para condenar ainda mais o homem.

.9.28 bastam. Faraó se declara convencido pelos sinais, ou então se trata de um caso de dupla personalidade, que carece de firmeza de caráter, pois mudava de atitude quando o perigo desaparecia (34).

9.29 Estenderei. Imediata é a resposta do crente aos pedidos de oração, e imediata é a resposta divina às orações do crente que intercede por outrem segundo a vontade do próprio Cristo (33; cf.Tg 5.16).

9.30 Não temeis. Moisés não ignorava a malícia do coração humano, mas nem por isso deixou de interceder por Faraó.

9.32 Não sofreram dano. Um parêntese que nos ensina sobre a misericórdia de Deusainda haveria comida para o povo simples do Egito, que recebera uma última trégua (cf. 10.15).


17

Nenhum comentário: