quinta-feira, 20 de março de 2008

ÊXODO - PAG 76

tentado em uma posição acima de dez côvados (4,6m, que era a altura descrita no Êxodo, acerca do Tabernáculo), não pode ser aceita se comparada com as medidas das cortinas.

36.18 colchetes de bronze. Devemos entender que, provavelmente, o “bronze” seria cobre (Vd o artigo NDB). Esses colchetes serviam para segurar e unir a cobertura externa. As cortinas internas eram unidas com ouro (26.6).

36. 20=22 AS tábuas (heb qerashim). É mais do que provável que essas tábuas dispostas em forma de esquadrias de madeira, não eram muito sólidas. Os dois principais sarrafos laterais seriam, nesse caso, os que nossa versão traduz por dois encaixes. Tinham a vantagem de serem mais leves e davam um aspecto estético às cortinas que os cobriam pelo lado de fora.


Texto áureo: Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no Santuário, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que Ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela Sua carne, e tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de ; tendo o coração purificado na má consciência e o corpo lavado com água limpa

(Hebreus 10:19-22).

Leia Êxodo 36:35-38 – 37:1-16.

O esplêndido véu que separava o Santo Lugar do Santo dos Santos era sustentado por quatro colunas de madeira de acácia. A humanidade de Cristo, como a revelam os quatro evangelhos diante de nossos olhos, é um assunto inesgotável para admiração e adoração. Ele é o Messias de Israel! ( Mateus), o Servo obediente (Marcos), o filho do Homem (Lucas), Aquele que desceu do céu (João). Cada fio de estofo azul, púrpura e carmesim ou linho fino retorcido, cada faceta de Sua humanidade, perfeita em si mesma, é rigorosamente tecida, cada uma às outras, de modo a formar um conjunto admirável, que é a vida de nosso Senhor Jesus Cristo. Mas essa vida, formosa como era, não poderia nos levar a Deus. Ao contrário, ela acentuava profundidade de nossa miséria moral. Sua morte foi necessária. E, como sinal, no exato momento em que o Salvador entrega Sua vida na cruz, Deus rasga o véu, tornando umnovo e vivo caminhoacessível entre Ele e o adorador (hebreus 10.20)

A arca e a mesa estavam preparadas. Os varais que serviam para carregá-las pelo deserto nos fazem pensar no andar do Senhor Jesus aqui na terra. Revestido de ouro puro, eles nos lembram o versículo de Isaías que diz: “Que formosos são... os pés do que anuncia as boas-novas” (52:7).

COMENTÁRIOS

36.35 O véu. Enquanto o véu estava no templo, o caminho para o Santo dos Santos e a plenitude da comunhão direta com Deus, estava fechado. Quando o véu foi rasgado na hora da morte de Jesus Cristo (Mt. 27.51; Hb 10.20), o caminho se abriu. Através de Cristo temos aceso perpétuo ao trono da Graça, tanto agora (Hb 9.24) como na eternidade (Ap 11.19).

36.37 O reposteiro nos lembra de Jesus Cristo, pois ninguém pode entrar no aprisco da

76

Nenhum comentário: