sexta-feira, 21 de março de 2008

ÊXODO - PAG. 10

Texto áureo: Nossos pais não atentaram para as tuas maravilhas no Egito; não se lembraram da multidão das tuas misericórdias; antes, foram rebeldes junto ao mar, sim, o mar Vermelho (Salmo 106:7).

Leia Êxodo 6: 9-30)

Nos magníficos versículos 6 a 8, Deus revela a Moisés todo o Seu plano de salvação, como conseqüência do novo nome que o Senhor escolheu para Se relacionar com Israel. E esse plano de salvação mais uma vez é assegurado por Sua assinatura: “Eu sou o Senhor (v.7). Eu, eu mesmo, sou o que apaga as tuas transgressões por amor de mim”, confirma o Senhor em Isaías 43:25. É muito triste constatar que Israel, “por causa da ânsia de espírito” (ou impaciência), não ouviu a voz do Senhor. É a primeira manifestação de descrença neste povo, seguido, infelizmente de uma longa série de outros lapsos semelhantes (Salmo 106:7).

Moisés, por sua vez, estava novamente desencorajado e preocupado. Sua fé visivelmente encontra dificuldades em apropriar-se do nome e das promessas do Senhor.

Então Deus dirige a Sua atenção para o povo. Este povo está misturado com os estrangeiros, mas Seus olhos os distinguem e Ele se agrada em chamá-los pelo nome. “O Senhor conhece os que são seus(2ª Timóteo 2: ‘9). Lembremos sempre desse versículo tão encorajador paro os crentes de qualquer época. “Os olhos do Senhor estão sobre os justos; e os seus ouvidos, atentos ao seu clamor” (Salmo 34:15; 1ª Pedro 3:12).

Mais para o final do capítulo temos os nomes de diversos membros da família de Levi que, pelo bem ou pelo mal, desempenharam importante papel na história de Israel: Corá e seus filhos, os quatro filhos de Arão, Finéias etc.

COMENTÁRIOS

6.9 Ânsia de espírito. A escravidão é cruel, mas muito pior é a amargura com que o povo de Deus. Os escolhidos rejeitaram a palavra (cf Joi 1.11). Se o Faraó, um pagão, atender, e por um milagre da parte de Deus (v.13).

NC da B. Que deixe sair (11). Uma exigência maior que a primeira. Incircunciso de lábios (12). Não se trata de qualquer admissão de pecaminosidade, mas uma repetição de sua queixa em 4:10, que ele era pesado de língua. Semelhante a “os seus ouvidos estão incircuncisos” (Jer. 6:10), que quer dizer alguém quenão pode ouvir” Conf. Lev. 16:41.

6.14 Chefes de famílias. Depois de Moisés ter fielmente testificado perante o Faraó e perante o povo de Israel, a respeito da mensagem de Deus, e depois de ter percebido as reações negativas de ambos, estava pronto, emconsciência, a obedecer à voz de Deus e confirmar suas promessas reiteradas nos versículos anteriores. que a decisão estava firmada, cabe agora, uma definição sobre quem era este Moisés, antes de proceder com a história.

6.16 Levi. O terceiro filho de Jacó, chamado de Israel. Mencionaram-se os dois primeiros. Ruem e Simeão, para chegar a Levi. Depois a genealogia segue a linha até Arão e Moisés, e aos parentes deles que haveriam de assumir trabalhos sacerdotais, sem descrever os outros nove filhos de Jacó. O que interessa em qualquer vida humana é que se converta para servir a Deus.

10

Nenhum comentário: