sexta-feira, 21 de março de 2008

ÊXODO - PAG. 8

se ocupe das reais necessidades de sua alma.

Nós também sabemos o que é estar sob o jugo do diabo, ter sido “servos do pecado” (Romanos 6:17), viver “servindo a várias concupiscências e deleites “(Tito 3:3), incapazes de nos libertar pelas nossas próprias forças. É possível que algum de nossos leitores esteja nessa terrível condição? A Palavra de Deus lhe apresenta uma libertação que já foi efetuada. Maior que Moisés, Cristo não apenas pregou sobre isso, mas Ele próprio executou essa redenção. Ele mesmo arrancou nossa alma da pavorosa escravidão do diabo e do pecado.

COMENTÁRIOS

5.2 Não conheço. Ignorância da pessoa de Deus, e desprezo das suas exigências, são a raiz da pecaminosidade humana.

5.5 Vós o distraís. Assim muitos consideram o culto religioso como o ópio do povo, que produz muitos sonhos, mas tira a vitalidade para o trabalho, ou para a subversão. * N.Hom. Deus deseja dar liberdade aos seres humanos, sendo que é só assim que começam a ser humanos mesmo. O mundo; ao redor, tem várias forças malignas para tirar a liberdade, como no caso do Faraó, que compensou os anseios religiosos dos israelitas com escravidão redobrada. Assim também acontece muitas vezes quando Cristo oferece libertação às pessoas escravizadas pelo pecado. Há uma tentativa do Diabo para com força redobrada segurar os seus cativos.

N.C.da B. (5). HEB., ‘am há-ares. Este termo usualmente denota pessoa comum, mais aqui, como também em Gen.. 23:7, provavelmente significa “o concílio dos anciões” que tinha vindo com Moisés e Arão. Faraó deixa subentendido que muitos não estavam trabalhando. Palha (7). Ou para reforçar a massa, ou para impedir que se pegasse nos moldes.

5.14 A idéia era de fazer voltar o simples homem do povo contra os seus próprios lideres e benfeitores, atribuindo a eles a causa da perseguição. Assim, às vezes, Deus permite ao ser humano ser reduzido até os últimos graus de miséria para aprender a recorrer ao seu Criador.


Texto áureo: Portanto, dize aos filhos de Israel: Eu sou o Senhor, e vos tirarei de debaixo das cargas dos egípcios, vos livrarei da sua servidão e vos resgatarei com braço estendido e com juízos grandes. E eu vos tomarei por meu povo, e serei vosso Deus; e sabereis que eu sou o Senhor, vosso Deus, que vos tirou de debaixo das cargas dos egípcios

(Êxodo 6:6-7).

Leia Êxodo 5:15-23; 6:1-8.

O Faraó não concedeu nada; pelo contrário, tornou-se cada vez mais severo. O povo lhe implorava em vão (vv.15-18. Satanás, além de não conhecer o que é piedade, se deleita na miséria de seus escravos. Ah! Talvez já tenhamos tido essa experiência. O pecado é um tirano que nunca alivia seu jugo. Mal um desejo da carne é satisfeito, e já manifesta outro impulso clamando por satisfação. Somente Cristo pode completar e absolu-

8

Nenhum comentário: