quinta-feira, 20 de março de 2008

ÊXODO - PAG. 65

jota ou um til se omitirá da lei sem que tudo seja cumprido.

(Mateus 5:17-18).

Leia Êxodo 32:11-20.

“O teu povo, que fizeste sair do Egito, se corrompeu”. Disse o Senhor a Moisés (v. 7). “ De jeito nenhum” respondeu Moisés. “É ‘teu povo, que tiraste da terra...’(v. 11). Por causa disso é impossível que o Senhor os destrua”. Jesus, em João 17, orando a favor dos Seus, diz mesma coisa a Seu Pai: “São teus”(v.9).

Moisés é aqui um hábil advogado., Outrora ele havia declarado não ser um homem eloqüente, que era “pesado de boca” (4.10). Mas agora seu coração se agita em defesa de Israel, e da abundância de seu coração, pelo Espírito, ele roga em favor do povo de Deus! Contudo, todo o zelo de Moisés não poderia impedir que o Senhor destruísse Israel se a lei que os condenava fosse agora aplicada com rigor. Uma dessas duas coisasa lei ou o povo culpado – devia ser colocada de lado. Deus, em Sua graça, faz com que a lei seja colocada de lado; então Moisés, segundo os pensamentos de Deus, quebra as duas tábuas de pedra ao do monte.

O Senhor Jesus não desceu a este mundo culpado para revogar a lei. Pelo contrário, Ele a cumpriu perfeitamente antes de suportar a sua maldição na cruz ( Mateus 5:17-18; Gálatas 3:13).

COMENTÁRIOS

32.11 Suplicou. É uma súplica de Cristo, que achou uma desculpa para Seus algozes (Lc 23.34).

32.14 Se arrependeu. Mostrou Seu perdão, revelando que não ia destruir ao povo; do ponto de vista de Moisés, era como um voltar atrás da parte de Deus, e uma de monstração do poder de oração.

32.16 Obra de Deus. A Bíblia é bem clara em atribuir às tábuas a obra direta de Deus.

32.17 Josué. Talvez o fiel Josué estivesse entre o arraial e o cume do monte, esperando a volta do seu líder.

32.18 Dos que cantam. Moisés sabia que haveria ali uma festança pagã, pois Deus lhe havia prevenido (32.7-10).

32.19 Acendendo-se-lhe a ira. Mais fácil era pra Moisés interceder pelos pecados do povo, que ser testemunha dos mesmos (32.11-14). Quando contemplou tudo de perto, perdeu o controle de si mesmo, ao ponto de lançar fora as tábuas. Pensava que o povo tinha, irrevogavelmente, rejeitado a religião. Não era Moisés que tinha de suscitar a misericórdia a Deus (14), mas sim o próprio Deus que, graciosamente, dera a Moisés a oportunidade de tomar parte na bem-aventurada obra da intercessão; em condições ideais, nas quais não estava irado e fora de si.


Texto áureo: Moisés disse ao povo: Vós pecastes grande pecado; agora, porém subirei ao senhor; porventura, farei propiciação por vosso pecado. Assim, tornou

65

Nenhum comentário: