vés de Moisés no versículo 7 deste mesmo capítulo: ele tinha de mergulhar os ramos de hissopo no sangue do cordeiro e marcar a verga da porta e as ombreiras da casa. Ao fazer isso. O cabeça da família deveria acreditar em duas coisas: primeiro, que o Senhor viria com juízo e, segundo, que o sangue teria o poder de proteger a ele e à sua família.
Podemos fazer a mesma pergunta feita pelos filhos das famílias judias; “Que rito é este?” (v.26). Não é uma figura do precioso sangue de Cristo protegendo-nos do juízo? “Quando eu vir o sangue”, declarou o Senhor (v. 13). Isso diz tudo. Os israelitas não poderiam ver o juízo de dentro de suas casas. A nossa salvação não depende do modo pelo qual apreciamos a obra de Cristo ou da intensidade de nossos sentimentos a respeito dela. Não, nossa salvação depende do modo como Deus a vê e, para Ele, o sangue tem plena e completa eficácia para remover o pecado. Portanto, descansemos confiantes na obra perfeita realizada por Jesus na cruz do Calvário, a qual foi aceita por Deus (veja 1ª João 1:7).
COMENTÁRIOS
NCda B. 12.19 estrangeiro( peregrino). Em heb. ger. Os estrangeiros que aceitassem o rito da circuncisão e a lei do Senhor eram incluídos na congregação e considerados como israelitas. Ver Deut. 1:16 nota. Natural da terra (19). Israelita por descendência natural.
Tomai 12.21, isto é, dentre o rebanho. (22) Um molho de hissopo. O formato dessa planta tornava-a particularmente apropriada para aspergir o sangue da expiação, e, devido o seu freqüente uso para esse propósito, veio a tornar-se um símbolo de purificação espiritual. Cf. Salmo 51:7.
Nenhum de vós saia 12:22. Somente debaixo da cobertura do sangue é que há proteção.
12.21 Agora são dadas as instruções para a ocasião imediata. O marcar as casas com sangue para indicar que estes são os lares que participam do sacrifício ordenado por Deus é só para esta ocasião.
12.22 Hissopo. Uma palavra usada para aspergir (cf. Sl 51.7).
12.23 Destruidor. O anjo da punição e da destruição 9 cf 2ª Sm 24.16).
12.26 Que rito é esse? Cada culto, cada rito, cada sacramento tem a finalidade de ensinar a palavra de Deus, instruir os participantes nas coisas que Deus tem feito, ordenado e prometido.
Texto áureo: E foram os filhos de Israel e fizeram isso; como o Senhor ordenara a Moisés e a Arão, assim fizeram (Êxodo 12: 28).
Leia Êxodo 12: 28-39.
Enquanto os israelitas comem a páscoa sob a proteção do sangue do cordeiro no interior de suas casas, do lado de fora reina na noite uma cena de terror e desolação. O anjo destruidor passa ferindo os primogênitos e um grande clamor enche todo o Egito. É a décima e última praga, figura de um juízo infinitamente mais solene, aquele que a Escritura
23
Nenhum comentário:
Postar um comentário