sexta-feira, 21 de março de 2008

ÊXODO - PAG. 19

outra praga, indício de que Faraó estava aprendendo a temer o poder de Deus.

10.10 Seja o Senhor. Um emprego blasfemo do nome de Deus para rejeitar um pedido feito em nome do Senhor. Faraó já quis ditar o lugar do sacrifício (8.25) e agora quis limitar o número dos participantes no culto solene . *M. Hom. O v.12 nos ensina que a seqüência ao pecado é o julgamento divino, que é inevitável, quando não imediato. A terra inteira sofreu as conseqüências, pois o pecado sempre traz grandes danos até para terceiros inocentes. Nota-se também o poder absoluto de Deus sobre todas as forças da natureza, assim demonstrando que Ele é o Deus e os ídolos ( deuses imaginários) nenhum poder tinham.


Texto áureo: O Senhor, porém, endureceu o coração de Faraó, e este não deixou ir os filhos de Israel. Então, disse o Senhor a Moisés: Estende a tua mão para o céu, e virão trevas sobre a terra do Egito, trevas que se apalpem. E Moisés estendeu a sua mão para o céu, e houve trevas espessas em toda a terá do Egito por três dias (Êxodo 10:20-22).

Leia Êxodo 10: 12-23.

Tudo o que não havia sido tocado agora é destruído pelos gafanhotos. Um terrível flagelo! O Faraó repetia “Pequei”, obviamente de má-fé, com o único intuito de se ver livre dos gafanhotos. Mas o homem não pode zombar de Deus. O Faraó aproveitou o momento do perdão para ganhar tempo (Jeremias 46:17). E o Senhor endureceu-lhe o coração novamente. Então vieram as trevas, três dias inteiros de densa escuridão! Esse sinal era de um significado profundo para os egípcios. O sol, fonte de luz, de calor, de vida, adorado como um deus (Rá), é visto impotente diante do Criador do universo. Mas havia luz em todas as casas dos filhos de Israel. “eu sou a luz que vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas”, declara o Senhor Jesus ( João 12:46). E novamente diz: “Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida” (João 8:12). Em um mundo repleto de negras sombras de pecado, o crente ainda pode perceber a presença da Luz, pois Cristo habita nele (João 14: 23). Como resultado disso, nada está oculto para aquele que crê: nem o estado do mundo, nem o futuro, nem a condição de seu próprio coração. Ele sabe onde pode caminhar com segurança e o que faz pode ser visto por todos (Lucas 11:36).

COMENTARIOS

N.C da B. 10:13 Um vento oriental. O vôo longo dos gafanhotos sempre vem acompanhado de um vento forte. Não ficou verdura alguma (v.15) O Egito agora tinha ficado inteiramente dependente das reservas nos celeiros instituídas por José, o hebreu.

10.15 Se escureceu. O tamanho das nuvens de gafanhotos, muitas vezes, esconde inteiramente a luz do sol na região invadida.

10.16 Pequei. Uma idéia muito fraca sobre o pecado é de quem antevê as conseqüências do seu erro, e quer se livrar delas. Faraó teme os poderes manifestos em Moisés, mas não teme ao poder de Deus. Como todo pecador, pena que se trata de um erro esporádico (esta vez ainda) e não percebe o abismo em que se precipita sem possibilidade de

19

Nenhum comentário: