sexta-feira, 21 de março de 2008

ÊXODO - PAG. 41

de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo

(Mateus 22: 37-39).

Leia êxodo 20: 1-17.

Temos neste capítulo a lei que o Senhor deu a Seu povo. Ela expõe a maldade do homem, incluindo a praticar todo ato que é aqui proibido. O fato de tais mandamentos serem necessários só prova a perversidade da natureza humana (leia 1 Timóteo 1:9..). Os quatro primeiros mandamentos dizem respeito ao relacionamento do homem com Deus: deus que é Único, que é Espírito, que é Santo, mas também cheio de bondade, e que tem preparado um descanso para os Seus. A honra primeiro é devida a Deus, porém, depois disso, de acordo com o quinto mandamento, é devida aos pais. Depois temos quatro mandamentos que tratam de nosso relacionamento com o nosso próximo na vida social. Finalmente, o último mandamento, visto que perscruta a profundeza de nosso coração e expõe os nossos desejos mais íntimos sobre os quais não falamos a ninguém. Em resumo, a essência da lei é o amor. “Quem ama o próximo tem cumprido a lei” – escreve Paulo aos romanos – “Por isso: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não cobiçarás, e, se há qualquer outro mandamento, tudo nesta palavras se resume: Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Romanos 13: 8-9; veja Mateus 22: 34-40).

COMENTÁRIOS

20.2 Eu sou. Antes de Deus nos dar os Dez Mandamentos, nos fez lembrar quem Ele é , eo que faz por nós (que te tirei).

20.3 Outros deuses. Não se deve amara, adorar ou obedecer à qualquer coisa que seja, acima da verdade divina.

20.4 Imagem. A idolatria está totalmente condenada, em todas as suas firmas.

20.7 Condenação da hipocrisia: “Não lançarás mão de aparência da religião como cobertura das tuas maldades”. * N.Hom. O primeiro mandamento (3) mostra que o conhecimento de Deus e o desejo de servi-lo expulsam de nosso coração as ambições e as aspirações inferiores (Dt 6.5). O segundo reconhece todas as ajudas visíveis ao culto e em verdade, inclusive imagens de Cristo e dos anjos (em cima nos céus); dos apóstolos, dos mártires, dos santos (embaixo na terá) (4). O terceiro (7), é contra a linguagem profética, tão comum em cada época, contra o perjúrio, contra toda teologia que não seja bíblica, que não seja ensinada por pessoas convertidas a Cristo, e contra a hipocrisia. O quarto (8, é para guardar em memorial (Lembra-te), prática que o povo observava (Ex 16.23). a qual gravava bem firma na mente o fato da criação de todas as coisas por Deus; para os crentes, aponta, também, para o futuro, à nova criação em Cristo Jesus (Ap 21. 1-5). O quinto mandamento (12) e o sétimo (14) enfatizam a santidade, a pureza e o valor da vida em família e em núcleo social e religioso. O sexto (13) preserva a santidade da vida humana. O nono conserva a pureza da verdade (16); o oitavo e o décimo conservam o direito da propriedade que cada um deve administrar como mordomo de Deus (v. 15 e v.17).

41

Nenhum comentário: