sexta-feira, 21 de março de 2008

ÊXODO - PAG. 37

vidão, para ser um verdadeiro sacerdote de Deus.

Texto áureo: Humilhai-vos, pois debaixo da potente mão de Deus, para que, a seu tempo, vos exalte, lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós (1ª Pedro 5-7).

Leia Êxodo 18: 13-27.

Jetro aconselha Moisés a delegar a outros uma parte de seu serviço. Esse é um conselho que tem a aparência de sabedoria, mas ignorava o poder do Espírito Santo de Deus! É um dos princípios fundamentais para a instituição do clero. Homens são escolhidos investidos de autoridade por outros segundo uma hierarquia que levanta intermediários entre deus e os crentes comuns. Mas a Palavra de deus reconhece na Igreja um Cabeça, que é completamente capaz de lidar com todos os interesses dos Seus (Efésios 4:5). E o Senhor Jesus não Se interessa apenas pelas “grandes causas”, as “causas difíceis”. Nada que é de nosso interesse é pequeno demais ou insignificante para Ele. Que nunca tenhamos receio de nos dirigir direta mente a Ele (1ª Pedro 5.7).

Em seu aspecto profético, este capítulo nos mostra que Cristo não exercerá sozinho o governo do reino (Mateus 19:28). Quando vier entre as miríades de santos, o governo, o governo será estabelecido com várias responsabilidades, e tudo para a glória de Deus.

Enquanto o povo de Deus prosseguir em seu caminho pelo deserto, Jetro retorna para a sua terra (v.27). A vida de , o papel de peregrino e estrangeiro, não tem atração para ele. Infelizmente, quantos são os cristãos que se assemelham a ele!

COMENTÁRIOS

N.C.da Bíblia – Moisés assentou-se para julgar (13). Entre as tribos semitas nômades, o líder era também o legislador e o árbitro das disputas. Cf. I Samuel 7:15-17.

18.13 Julgar. Fazer as decisões em todas as questões e contendas que surgissem no decurso da vida diária.

N.C.da BíbliaPor que te assentas ...? (14) Moisés apresentou a Jetro duas boas razões por que ele resolvia sozinho todos os casos. Primeira, o povo queria decisão que pudessem confiar ser a resposta do próprio Deus. Segunda, além de resolver a disputo imediata, ele podia usar o caso como base para transmitir princípios morais, estatutos (ver Deut. 4:1) bem como leis específicas que diziam respeito a circunstâncias especiais.

18. 14 Vendo. Às vezes um estranho pode observar com mais calma as nossas tradições e ver até que ponto caem no ridículo.

18.15 Consultar a Deus. Deus tinha vocacionado a Moisés, concedendo-lhe a possibilidade de sentir tão bem Sua presença, que era como conversar com um amigo (33.11), e por isso, era Moisés que deveria perceber a vontade divina em casos individuais.

18.19 Representa. Moisés tinha que cuidar dos problemas pessoalmente; os grandes problemas pessoalmente; os demais podiam ser delegados a outrem. Primeiro, o grande

37

Nenhum comentário: