sexta-feira, 21 de março de 2008

ÊXODO - PAG. 12

quele que crer.

7.5 Saberão. A resistência de faraó era a oportunidade para sua nação inteira perceber que Deus existe em soberania e poder, amor e compaixão para proteger os que apelam para Ele.

N.C. da B. a) A Faraó é dado um sinal (7:8-13) Fazei por vós algum milagre (9). Provai vossas reivindicações mediante algum ato sobrenatural. O mesmo com os seus encantamentos (11). Mediante hipnotismo e diversos outros truques, podiam fazer uma cobra ficar rígida como uma vara. Nenhum poder sobrenatural é subentendido aqui.


Texto áureo: E Moisés e Arão fizeram assim com o Senhor tinha mandado; e levantou a vara e feriu as águas que estavam no rio, diante dos olhos de faraó e diante dos olhos de seus servos; e todas as águas do rio se tornaram em sangue

(Êxodo 7:20).

Leia Êxodo 7: 14-25).

Se os egípcios não levassem em consideração os dois primeiros sinais, os quais o Senhor havia dito a Moisés, então haveria um terceiro e grave sinal: as águas transformadas em sangue. A água nos fala daquilo que é refrescante, restaurador e quevida, enquanto o derramar sangue é morte. A Palavra foi dada ao homem para lhe proporcionar vida. Mas, se ele não a receber e se recusa a crer nela, a mesma Palavra lhe será julgamento e morte (vide João 12: 48). Hoje, ela proclama graça, mas também julgamento para aqueles que não a recebem. Um dia todos deverão de um modo ou de outro, enfrentá-la, seja no presente para a vida, seja mais tarde para a morte.

O que o Senhor falara se tornou realidade para os egípcios. O Nilo, a artéria vital da terá do Egito, considerado por eles como um deus, havia se transformado em um objeto de repulsa e aversão. O sangue invadira os rios, as correntes, os tanques de água e até as poças de lama. Todas as fontes nas quais o mundo sacia sua sede estão envenenadas com a morte (v.18). Não bebamos dessas fontes!Naquela ocasião, os mágicos do Egito também transformaram a água em sangue. Pelo poder de Satanás, eles imitaram aquilo que trazia morte, aumentando ainda mais a miséria do povo. Os magos fariam melhor se transformassem sangue em água, mas isso eles eram incapazes de fazer.

COMENTÁRIOS

7.15 Sairá às águas. Aqui se trata não de um passeio, mas de uma cerimônia, anual, para o Faraó abençoar a enchente do Nilo, que, ano após ano, trazia fertilidade e prosperidade para a nação. A intervenção divina naquela hora tão dramática, como a pregação de Jesus, que a fé nele era o que produzia, no íntimo do homem, fontes de água viva (Jo 7.37)-39, compare Jo 4.10-14. *N. Hom. Deus vai até às últimas conseqüências, ao se revelar aos homens, para que alguns se convertam e vivam eternamente. Logo mostra a podridão das coisas mais estimamos, como no caso do idolatrado rio Nilo. Nenhum sentimentalismo falso pode fazer Deus reter sua mão, mas no decurso de sua intervenção na vida humana há freqüentes possibilidades de arrependimento. Nota-se como cada dez pragas era anunciada de antemão, posto em ação pela rebelião do homem, e retirada ao primeiro sinal

12

Nenhum comentário: