sexta-feira, 21 de março de 2008

êXODO - PAG. 32

Palavra de Deus; quem não aceita sua mensagem não está lutando contra homens, mas contra Deus.

16.10 A glória. O brilho da presença de Deus sempre ilumina o mais árido deserto da vida, quando aprendemos a buscar Sua Face.

16.12 Sabereis. Se a destruição dos ímpios revela o poder de Deus (14.18), muito mais cuidado sobrenatural e misericordioso Ele tem para com os Seus, nas horas da maior dificuldade.

Texto áureo: Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tirei da terra do Egito; abre bem a tua boca, e ta encherei. (Salmo 81:10).

Eles, pois, os colhiam cada manhã; cada um, conforme ao que podia comer; porque, aquecendo o sol, derretia-se.

(Êxodo 16:21).

Leia Êxodo 16: 13-31.

Nossos pais comeram o maná no deserto...” disse a multidão ao Senhor Jesus. Mas Jesus lhes responde que Ele mesmo é “o verdadeiro... que desce do céu(João 6:31-33). Cristo é o alimento do crente; Ele lhe dá a vida eterna e o sustenta. O nosso capítulo fornece muitas instruções práticas de grande impotência acerca desse tema: 1. A quantidade de maná colhido dependia do apetite das pessoas (v. 18). Desfrutamos Cristo na medida exata em que O desejarmos. E nunca podemos desejá-lo mais que a nossa medida! (Salmo 81:10). 2 O maná satisfaz as necessidades de hoje, não as de amanhã. Cristo deve ser meu alimento, meu sustento e minha força a cada instante. Se, por exemplo, tenho uma necessidade especial de paciência para hoje, devo encontrá-la meditando na perfeita paciência de Jesus. 3. Por último, os filhos de Israel tinham de colher a sua porção de maná a cada manhã antes que ele derretesse no calor do dia. Alimentemo-nos da Palavra de Deus cedo de manhã, antes que venha a agitação do dia e nos roube a oportunidade de fazê-lo.Não deixemos passar um dia sem alimentarmos o nosso corpo. Assim, nunca privemos a nossa alma do único alimento que pode torná-la viva e próspera: Jesus, o Pão da Vida.

COMENTÁRIOS

16. 13 Codornizes. Na primavera, que corresponde aos meses de março e abril (cf 12.1; 13.4), multidões de pássaros migram da África para a área do Mar Báltico, para evitar o extremo calor do verão. Uma das duas linhas de direção tomada, passa justamente pela parte do Sinai onde os Israelitas estavam. Um pouco de tempestade, um pouco de cansaço poderia fazer que um sem número deles caísse exausto sobre a terra. No mês de outubrooutra migração ali (cf Nm 11.31).

16. 15 Que é isso? Em heb, a pergunta tem a forma semelhante à palavra Maná, que é o nome então dado a estePão do Céu” (16.4).

16.16 Gômer. É uma tigela que equivale à medida de dois litros. Cada um encheu sua tigela e alguns acharam mais (18).

32

Nenhum comentário: