quinta-feira, 20 de março de 2008

ÊXODO - PAG. 81

39.7 Nas ombreiras. O ombro representa força. O poder do nosso Sumo Sacerdote está à nossa disposição.

39.10 Sárdio. Uma pedra semipreciosa de quartzo vermelho. Carbúnculo. Um quartzo opaco vermelho.

39.12 Jacinto. Equivalente à nossa água-marinha brasileira.

39.13 Jaspe. Quartzo verde ou jade verde, segundo o uso da época.

39.14 Segundo os seus nomes. Ex 28.9-10 fala sobre a gravação, em duas pedras de ônix, dos doze nomes das tribos de Israel, seis em cada uma e fixadas sobre as ombreiras da estola sacerdotal. A descrição em 39.6.7 refere-se a estas pedras em quanto os vv 8-14 falam de doze pedras preciosas, em quatro séries, com os mesmos nomes das tribos gravados nelas e fixadas no peitoral do sumo Sacerdote. A beleza e preciosidade dessas pedras, com os nomes do povo de Deus nelas gravados, representavam a glória para a qual Israel deveria ser transformado, como possessão exclusiva de Deus (19.5). De uma forma semelhante os nomes dos doze apóstolos, representando a Igreja de Cristo, estão gravados nas doze pedras preciosas que são os fundamentos da Nova Jerusalém (Ap 21.14-20).


Texto áureo: Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o aderem em espírito e em verdade... (João 4: 24).

Leia Êxodo 39:22-43.

Nos capítulos 39 e 40, uma expressão é bastante repetida: “segundo o Senhor ordenara a Moisés”. Nada ficou a cargo da imaginação daquele que fazia a obra. E o mesmo acontece hoje em relação à adoração cristã. A Bíblia nos ensina tudo o que é necessário sabermos sobre a maneira pela qual Deus deseja ser adorado. Acrescentar algo às suas instruções, ou substituí-las pelo que achamos mais adequado seria uma extrema desobediência, não seria? E também uma pretensão! Com que direito nós decidimos o que é aceitável para Deus? Então, observe as denominações cristãs com o seu clero, suas organizações, suas pompas e sua cerimônia! Deusnão ordenou” tais coisas, e o crente que conhece a verdade conseqüentemente não pode se associar a eles.

Contrariando todas as ordenanças do Velho Testamento, algumas das quais vimos neste livro de Êxodo, a adoração dos “verdadeiros adoradores” ao Pai é “em espírito e em verdade(João 4:23-24). As formas externas de uma religião carnal e suas cerimônias têm sido afastadas e substituídas pela atividade do Espírito Santo. Nãomais sobras e símbolos diante de nós em nossa adoração, mas a realidade das coisas que são eternas.

COMENTÁRIOS

39.24 Romãs (heb rimmon). Era uma fruta muito apreciada desde os tempos mais remotos. Várias cidades da Palestina antiga tinham esse nome, por exemplo: Rimon (Js 15.32); Gate-rimon (Js 19.45) e Em-rimon (Ne 11.29). Do suco da romã se fazia um refresco saboroso, das sementes um xarope e das flores um remédio adstringente. Romãs ornamentais decoram também os capitéis das colunas do Templo de Salomão no segundo

81

Nenhum comentário: