quinta-feira, 20 de março de 2008

ÊXODO - PAG. 44

COMENTÁRIOS

N.C.da BíbliaServa (7). Os direitos de uma jovem, vendida por seu pai como escrava, não eram como... os servos. Mas ainda eram mais estritamente observados. Caso não se casasse, sairia livre após seis anos, mas se fosse vendida a fim de tornar-se esposa de seu senhor ou do filho de seu senhor, seus direitos eram iguais aos de uma esposa livre, e tinham de ser estritamente salvaguardados. Usando deslealmente (8), isto é, se não fosse cumprida sua intenção original. Estas três cousas (11). Isso talvez se refira aos três deveres detalhados no versículo 10, ou três cursos nomeados acima, isto é, casar-se com ela, casá-la com seu filho, ou transferi-la para outro hebreu.

21.12 A chave para compreender estas leis da violência é reconhecer que, na sociedade dos beduínos, e dos semitas do deserto em geral, a vingança era um conceito dos mais populares, e que não houve quem lhe impusesse limites. Um ato de vingança levava a outro, até se destruir tribos inteiras por uma insignificância. Aqui, pois, achamos leis para a justa retribuição para preservar os inocentes contra os criminosos, e também preservar os inocentes contra os criminosos, e também preservar os próprios criminosos e suas famílias, de uma punição sem medidas, sem piedade e sem fim.

21.13 O homicídio não premeditado se distingue claramente do assassinato, pela primeira vez na história humana (14).

21.15 Com o v. 17, temos a aplicação jurídica do quinto mandamento (20.12), assim como nos vv 12-14 e do sexto mandamento.

21 16 Raptar. O crime de raptar para obter lucros é descrito na história de José ( Gn 37.22-28). Será morto. Esta expressão, freqüente nestes versículos deixando bem claro que “o salário do pecado é a morte” (Rm 6.33) 8 N. Hom. Todas estas leis são aplicação para a vida física de uma nação, e para a vida espiritual do povo de Deus, como veremos no contexto. Neste trecho podemos ver a doutrina da misericórdia divina (21.13) que protege da ira humana, ao homem que caiu em crime não permitido, dando-lhe refúgio no Seu altar, refúgio que não pode ser profanado por quem faz embustes contra a vida do seu prósimo.

21.20 Escravo. Ainda que o dono comprasse ao escravo, este não lhe pertenceria totalmente, porque a Deus pertence a terra e tudo que nela há. Assim a misericórdia de Deus intervém no tratamento do escravo.

N.C.da Bíblia Se alguns homens... ferirem uma mulher grávida... (22). Se não houvesse algum outro dano além do aborto, então era imposta uma multa, cuja quantia era estipulada pelo marido, mas que os juizes teriam sancionar; porém, se a mulher grávida viesse a perder a vida, nesse caso era aplicada a lei do homicídio. Juizes (22) neste caso significa “árbIos”. Vida por vida, olho por olho... (23-25) O principio geral de Talião é aqui introduzido devido a instância especial notada no versículo 22. O requerimento que o ofensor deveria sofrer uma injúria equivalente, mesmo na época mosaica era reduzida a uma multa em dinheiro, excetuando os casos de assassinato (ver Num, 35: 31), e essa multa tormou-se o procedimento costumeiro. Ver Deut. 19: 21 nota.

21.24 Olho por olho. Um sumário do princípio de restringir a punição, dentro da medida do crime cometido. Jesus Cristo nos ensina a andar uma segunda milha, ensinando-nos o perdão, para que o crente seja uma reflexão real do amor de Deus (Mt 5.38).

21-32 Trinta ciclos. O valor mínimo de uma vida humana, segundo o preço de resgate legal. Foi por essa importância que Judas vendeu Jesus.


44

Nenhum comentário: