sexta-feira, 21 de março de 2008

ÊXODO - PAG . 29

Aquele que salva, mas também Aquele que conduz os louvores no meio da Igreja (Salmo 22: 22; Hebreus 2:12). Então, entoou Moisés e os filhos de Israel este cântico ao Senhor...” (v. 1). Este é o primeiro cântico nas Escrituras. Como o povo poderia ter cantado sob a servidão dos egípcios? (veja Salmo 37:4). Agora, porém, o gozo permeia o coração de todos os remidos. Sob a liderança de Cristo, o verdadeiro Moisés, o povo tem o privilégio de louvar Aquele que os libertou da avalanche de morte e do poder do adversário. Em toda a eternidadeserão dadas honras Àquele que secou o Mar Vermelho, as águas profundas, e que “fez o caminho no fundo do mar, para que passassem os remidos” (Isaias 51: 10).

COMENTÁRIOS

15.1 O tema desta canção celebrada a intervenção divina na derrota daqueles que perseguiam o Seu povo.

15.2 Minha força. Deus, que liberta uma nação inteira, deve ser conhecido e adorado individualmente pelo ser humano.

15.7 Derribas. A suprema excelência de Deus se revela quando, em Cristo Jesus , derriba as obras de Satanás, o reino do maligno, e anula o efeito do pecado na vida humana.

15.9 O inimigo. Grandiosas são as pretensões dos inimigos de Deus. Talvez isto aconteça porque é justamente a soberba que não deixa o homem reconhecer os seus pecados e aceitar a graça e o perdão de Deus. Grandiosas, também, são as pretensões do Diabo em destruir os crentes (1ª Pedro 5.8).

15. 10 Sopraste. Êxodo 14.21 nos mostra que as águas do mar foram afastadas por um vento; então era uma mudança de vento que deixou voltar a maré, que agora se tornou em arma contra as perseguidores.

15.11 Entre deuses. Não que Moisés pensasse que estiam outros deuses, mas sabia que as superstições do povo do Egito, com respeito aos ídolos, eram grandes, e que os israelitas tinham passado quatro séculos nesse ambiente (cf Salmo 135.15-18). Santidade. É Justamente isto que faltava na idéia que os pagãos fizeram da natureza de Deus.? Esta é a característica especial de Deus e é isto que se exige dos crentes (Hebreus 12.14).

15.14 Agonias. O povo que, justamente na época do Êxodo, estava chegando à costa da Palestina, os filisteus, juntamente com Edrom e Moabe, os visinhos daquela Terra Prometida, e os Cananitas que ali habitavam, logo teriam que desocupar o lugar para a habitação do povo de Deus. A fama do Êxodo logo se espalhou.

N.C. da Bíblia. Os povos (14), ao redor, conforme exemplificados no versículo 15. Ouvindo falar na miraculosa derrota dos egípcios, temeriam a vinda dos israelitas. Exemplo disso Josué 2:9-11.

Adquiriste (16). O heb. tem a idéia de tempo presente neste verbo. O sacrifício da páscoa é um sinal que o livramento de seu povo não foi feito sem custos para Deus. O êxodo foi um ato de redenção, e prefigurou o custo, para o Pai de redimir a humanidade por intermédio de Seu filho.

Texto áureo: Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressur-

29

Nenhum comentário: