sexta-feira, 21 de março de 2008

ÊXODO - PAG. 27

14.2 As cidades aqui mencionadas, até hoje não foram localizadas com certeza, mas parecem se tratar de pontos um pouco ao norte dos limites atuais do Mar Vermelho.

14. 3 Faraó dirá. Deus conhece o íntimo do ser humano, inclusive as pequenas petulâncias de um rei que se considera divino, mas, que é mesquinho e covarde, esperando uma oportunidade de vingança. Faraó quer lutar até à morte contra Deus e o Seu povo.

14. 4 Serei glorificado. Sl 76.10 nas ensina que até a ira dos homens há de glorificar a Deus. Isto quer dizer que nem as piores circunstâncias terrestres (Tg. 1.20) podem ofuscar a glória de Deus, mas sim, até mesmo contribuir para ela, juntamente com o resto do universo (Sl 19.1).

14.8 O Senhor endureceu. Repetidas vezes se escreve que o Faraó endureceu seu próprio coração (18. 15,32; 9.32), mas agora não havia mais possibilidade de escolher, pois o diálogo com os servos de deus se encerrara (10.28 – 29; 11.8). Afoitamente. Os israelitas não estavam dependendo das mudanças do coração do Faraó. Estavam avançando, segundo as ordens transmitidas por Moisés.

14.10 Temeram. A coragem e o temor dos que são principiantes na dependem tão somente das condições das condições visíveis e externas.

14.11 Fazendo-nos sair. A primeira da longa série de queixas e lamúrias que Moisés precisou enfrentar por quarenta anos. O libertador de um povo com espírito de escravidão, tem uma tarefa das mais difíceis. Vê-se que quem escravizava o povo não era o Faraó, mas também a própria mente mesquinha que achava melhor viver como boi ou cavalo, apenas com a comida garantida, v. 12.

*N. Hom. 14.13 Aquietai-vos e vede. Aqui está a importantíssima doutrina da . O povo, tendo finalmente obedecido à chamada de Deus para sair da escravidão e tão somente servi-lo, se viu numa situação humanamente impossível, por ter seguido às instruções do servo de Deus. Então veio a hora de parar de debater, de se preocupar, e começar a possuir esta dinâmica que, embora pareça serapenas ficar quieto”, é na verdade o canal pelo qual a plenitude do poder intervém. É um exemplo da salvadora, que aceita a obra de Cristo e não se apóia na força humana.

Texto áureo: E viu Israel a grande mão que o Senhor mostrara aos egípcios; e temeu o povo ao Senhor e creu no Senhor e em Moisés, seu servo.

(Êx 14: 31).

Leia Êxodo 14: 15-31.

Os israelitas concluíram que eram incapazes de se livrarem a si mesmos. A posição deles é desesperadora... agora Deus pode agir. Ele diz: “dize aos filhos de Israel que marchem”. Se o mar está na frente deles como o Senhor pode dizer: “Que marchem”? Mas a é obediente e confia em Deus.

O anjo de Deus retira-se com a coluna de nuvem para se colocar entre o acampamento de Israel e o dos egípcios. Agora, o que os israelitas temem? Lembre-se de que Deus sempre se interpõe entre nós e nossas dificuldades como um escudo. De dia e

27

Nenhum comentário: