sexta-feira, 21 de março de 2008

ÊXODO - PAG. 34

Jordão (Josué 5: 10:12).

16:33 Diante do Senhor. Num lugar santificado, mudando-se logo depois para a arca da aliança (25. 10-16). Logo que fizeram a Arca e o Testemunho (as duas tábuas da Lei), foi que Arão colocou a tigela selada que preservava o maná, v.34.

17.2 Contendeu. Longe de o povo reconhecer que todos eram companheiros na mesma dificuldade, queriam culpar Moisés por toda as faltas de conforto do deserto. A liberdade menos lhes interessava do que receber água e pão dos seus antigos senhores.

17. 4 Clamou. Se o ser humano carnal sabe amargar sua própria vida pelo, hábito de clamar cada circunstância, contra cada pessoa, o homem de transforma a situação inteira clamando a Deus.

17.5 Bordão. Não é um cajado mágico. Moisés tinha de segurar bem firme na mão algo que lhe trazia lembranças vívidas daquilo que Deus tinha feito no passado, para agora ter mais .

17.6 Estarei ali. Deus está presente em todo lugar, mas mesmo assim, há momentos e lugares nos quais o homem está especialmente convidado a sentir a realidade do amor e do poder de Deus.

17.7 Massá. Quer dizertentação”. Meribá. Quer dizercontenda”. * N. Hom. nota-se nestes versículos que o espírito de queixa perto está do espírito de assassínio (4). Que a mesma vara que condenou as águas dos desobedientes, tornando-as em sangue, também produz águas cristalinas de refrigério para os que estão seguindo, embora imperfeitamente (2), nos caminhos do Senhor (6) Quer Horebe, sendo o próprio monte Sinai, se revelava como fonte de alívio antes de ser o lugar da Lei (6 e 19.3-6). Assim, Jesus Cristo não impõe seus mandamentos sem se ter revelado como fonte eterna de amor, de graça e de salvação. Paulo reconhece que, neta viagem do israelitas, foi a própria presença real de Cristo que estava proporcionando as bênçãos ao povo (1ª Co 10.1-4).

Texto áureo: Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o espírito, contra a carne; e estes opõem-se um ao outro; para que não façais o que quereis

(Gálatas 5: 17).

Leia Êxodo 17:8-16.

Tendo a fome e a sede saciadas, eis aqui o povo preparado pelo Senhor para uma nova experiência; a batalha contra Amaleque. Depois de terem sido “fortalecidos no Senhor e na força do seu poder” é que os crentes são capazes de enfrentar corajosamente seus inimigos (Efésios 6: 10-13). No Mar Vermelho, o Senhor lutou pelos Seus e estes deviam se aquietar. A cruz era uma batalha do Senhor. Não poderíamos fazer nada para a nossa salvação. Mas, depois da conversão, a luta começa imediatamente (Gálatas 5: 17). Como um poderoso exército, todos os nossos antigos erros voltam para nos atormentar, para guerrear contra nós (1ªPedro 2: 11). Não podemos contar mais com o Senhor para todas as coisas? Na verdade podemos! Na cruz Ele lutou por nós, assumiu o nosso lugar; agora Ele luta conoscoEle é o verdadeiro Josué. Contudo, é no alto da montanha que a vitória é dedicada. Cristo, o verdadeiro Moisés e o verdadeiro Arão, está no céu intercedendo pelos Seus. E Suas mãos nunca se cansam (Romanos 8: 34 e 37; Hebreus 7:25). O resultado da

34

Nenhum comentário: