quinta-feira, 20 de março de 2008

ÊXOD - PAG. 53

8.5).


Texto áureo: Cristo Jesus...sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. Mas aniquilou-se a si mesmo, to,mando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achando na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte de cruz

(Filipenses 2:5-8).

Leia Êxodo 26: 31-37; 27:1-8).

Se avançarmos de dentro para fora, que é o modo que Deus age com o pecador, veremos que o Tabernáculo compreende primeiro o Santo do santosinacessível – contendo apenas a arca do Testemunho (v. 33), e então o Santo Lugar, separado do Santo dos Santos por um véu, cujo significado é explicado em Hebreus 10:20: “Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne”.A humanidade de Cristo é assim revelada: uma junção de glorias e perfeição, demonstrada pelos matérias utilizados na confecção do véu. O querubim bordado no véu nos lembra dos querubins que proibiam o acesso do homem, à árvore da vida (Gênesis 3: 24). Mas, na morte de Jesus, o véu do templo foi rasgado e assim Deus abriu ao homem um caminho para sua presença.

Na frente do véu são colocados a mesa e candelabro (v. 35), como também o altar revestido de ouro (30:6). A própria tenda é fechada por um repositório (cortina), mas sem os querubins desenhados, que o sacerdote podia entrar ali para cumprir suas obrigações. Por último, diante da tenda é colocado o altar revestido de bronze, descrito no capítulo 27, versículos 1-8. Este altar é quadrado e de um bom tamanho, falando-nos, desse modo, da cruz e da eficácia. É feito de acácia: Cristo feito homem por nós, para suportar o teste do fogo do julgamento divino contra o pecado. Glorias ao nosso perfeito Redentor.

COMENTÁRIOS

26.31 Véu. Este véu servia para separar, do resto do Santuário, o lugar chamado o Santo dos Santos (33), no qual havia apenas a Arca com o propiciatório que, evidentemente, era era a tampa da Arca (34). O véu era ultrapassado pelo Sumo Sacerdote, apenas uma vez por ano, onde este reaparecia depois de fazer ofertas pelos seus próprios pecados e pelos do povo; no dia em que Cristo foi sacrificado pelos nosso pecados, este véu se rasgou (Mt 27.51) e, agora, a entrada à plenitude da comunhão com Deus é possível através da própria pessoa de Cristo (Hb 10.19-22). Todo o décimo capítulo da Epístola aos Hebreus mostra como Cristo é a chave do Santo dos Santos e o mistério revelado no Tabernáculo de Deus.

27.2 Chifres. Símbolos do poder. Desenvolveu-se, entre os israelitas, o costume de recorrer a esses chifres do altar, a fim de escapar à vingança humana, considerando a pessoa protegida pelo poder divino (cf 1 Rs 1.50, 2.28). Bronze. Talvez fosse cobre.

27.3 Os instrumentos mostram que se trata do altar do holocausto, da oferta inteiramente queimada.

27.8 Mais uma vez, vemos que estes objetos eram figuras do Plano de deus. * N.Hom. O

53

Nenhum comentário: