sexta-feira, 21 de março de 2008

ÊXODO - PAG. 42

20.17 Casa. Aqui quer dizerlar”, e inclui tudo o que daí possa advir.

Texto áureo: Bem-aventurados aqueles servos, os quais, quando o Senhor vier, achar vigiando! Em verdade vos digo que se cingirá, e os fará assentar à mesa, e, chegando-se, os servirá (Lucas 12: 37).

Leia êxodo 20: 18-26 – 21:1-6.

Esta cena (vv. 18-21) é lembrada em ebreus

Hebreus 12:19 para mostrar a diferença na posição do crente debaixo da graça. Para ele, não se ordena mais fazer isto ou aquilo, mas tão-somente crer em Jesus, que tudo fez. O final do capítulo, além do mais, não nos mostra o homem no papel de alguém que faz boas obras, mas na posição de um adorador. Fica claro que o Sinai não é o lugar onde Deus e o pecador podem se encontrar ( v.24). O versículo 25 nos ensina que as obras e os rituais humanos não têm lugar na adoração adequada a Deus. Finalmente, segundo o versículo 26, ninguém deve se elevar acima de seus irmãos: a carne seria exposta para sua vergonha.

Na descrição do servo hebreu (vv. 1-6), reconhecemos o Senhor Jesus (veja Zacarias 13:5-6). Este homem obediente – o Único que guardou a lei – e Servo perfeito poderia ter saído livre e ascender novamente ao céu sem passar pela morte. Mas ele estaria ali sozinho. Em Seu infinito amor, Cristo desejou ter o companheirismo de uma Noiva. Deste modo, então, Ele pagou o preço que era necessário. Seu sangue derramado e Suas feridas são marcas que demonstrarão por toda a eternidade a humilhação voluntária dAquele que assumiu “a forma de servo(Filipenses 2:7) e que, mesmo em aflição, Se satisfaz em servir os Seus (Lucas 12: 37).

COMENTÁRIOS

20.19 Fala-nos tu. A atitude dos que não se converteram pessoalmente a Deus, mediante a obra de Jesus Cristo. Querem mediadores, sacerdotes, que lhes dêem preceitos carnais, que possam cumprir fisicamente, mas não de comunhão com Deus.

20.20 Não pequeis. Até o temor que Deus impõe, é um ato de misericórdia para ajudar o homem de pouca a aprender a viver em santidade. Este temor é o princípio da sabedoria Sl 111. 10.

20.22 Dos céus. A voz de Deus intervém na situação humana, como interveio no caos para criar o Universo (Sl 33.6), e por isso nãológica em consultar a obras esculpidas pelo homem (23).

20.24 Altar de terra. O altar é o lugar da adoração e do sacrifício. Mas tudo que sacrificar, até o sacrifício de louvor, que é o oferecer nosso próprioeuem adoração, vem primeiro da graça de Deus. O sacrifício que nos proporciona a vida eterna foi realizado por Deus (Jo 3.16). Por isso se considera uma profanação aproximarmo-nos de Deus com um culto oriundo de nossos próprios esforços, com nossa sabedoria e ciência (25).

20.26 A ordem e a decência são exigidas em um culto, sem a mínima mescla de malícia.Às vezes nossos cultos de hoje carecem disto.

42.

Nenhum comentário: